Para Yuval Harari, seria o ser humano um animal de bando, com uma mente influenciável e sem livre arbítrio?

eles perguntam
9 13
elas respondem
16/08/2021 21h49
a gnt n é livre. n somos livres porque pagamos imposto, FORA IMPOSTO
anônima
18/08/2021 22h11
Só ilusão de liberdade.isso não existe
anônima
18/08/2021 22h10
E você acredita neste pensamento?
anônima
18/08/2021 04h06
Não, ele é escravo do capitalismo.
17/08/2021 23h49
Para mim não sei lá me sinto presa dentro do meu próprio corpo já que todos nós somos apenas espíritos dentro do nosso corpo ,a gente parece estar preso não sei te explicar como é, também parece que o mundo é nossa jaula pois não tem como sair daqui apenas com foguete!
17/08/2021 23h29
Ah sim, é sim! O Sartre que tinha razão: O homem está condenado a ser livre. Quer dizer, tudo é uma escolha, inclusive "seguir o bando". Mas tudo tem um preço. Tudo o que passamos é o preço que pagamos pelas escolhas que fizemos. Não "seguir o bando", ou não seguir o senso comum costuma cobrar um preço mais alto. O Durkheim fez uma analise de como ou porque as pessoas se ajustam as regras sociais em seus trabalhos. No "Discurso da Servidão Voluntária" o La Boétie também fez uma analise das vantagens de voluntariamente ser servil, o preço a se pagar pela liberdade seria abrir mão dessas vantagens.
16/08/2021 21h48
Para mim não é.
anônima
16/08/2021 21h30
Tão livre quanto acredita ser.
16/08/2021 21h28
Livre é um caraio isso aqui é o filme matrix rs.
eles respondem
anônimo
17/08/2021 23h20
Temos a liberdade dentro das limitações da vida. 100% não existe.
07/09/2021 09h01
Claro que não.
anônimo
16/08/2021 21h23
"livre"
ninguem vai sair fazendo o que vier na cabeça por ai né
18/08/2021 22h20
Não confundir livre arbítrio com ter mente forte e alta capacidade crítica. São absolutamente distintos
18/08/2021 22h06
Não, li o livro Sapiens e não interpretei nada disso.
Tu é livre sim, porque nenhum outro ser humano é dono de ti, e tu pode tacar o fodase pra tudo contanto que tu não machuque ninguém, tu é livre pra fazer isso, não faz porque não quer, o que é um ato de liberdade. Ser influenciável não tira o livre-arbítrio de ti, tu ainda tem a escolha de rejeitar o que as pessoas tentam botar na tua cabeça, seja para o "bem" ou para o "mal".

É como eu vejo as coisas.
18/08/2021 21h07
Temos liberdade até o momento que esbarra nos problemas da vida e na liberdade alheia.
17/08/2021 23h47
Brother a partir do momento q somos humanos estamos limitados a certas condiçoes, se existe limite nn existe liberdade total, ngm nasce livre, ngm escolhe nascer, eu nn escolhi viver nem nascer. Liberdade só existe qnd é conveniente a cada um, a partir do momento q a liberdade é limitada pela natureza humana, nn tem como defender liberdade total como uns ancaps dizem defender.
Nao acredito q o homem é um animal de bando, acho q nascemos dotados de razão e emocao, e as condicoes tornam o q somos, mtos sao massa de manobra pela maneira q o mundo funciona, nn tem tempo de pensar filosoficamente e acabam por nm "desenvolver" esses pensamentos. Mas nn acho q ser animal de bando seja uma caracteristica inerente ao homem
anônimo
16/08/2021 21h49
Todos nós somos limitados pela natureza, vc não pode voar, não pode segurar um prédio com o dedo midinho, não pode ficar intangível etc etc, segundo essa perspectiva, apenas um ser onipotente, onisciente, onipresente e atemporal poderia ter de fato livre arbítrio.

Ou seja, a busca por poder, seria de certa forma implicitamente a busca por liberdade.
16/08/2021 21h37
Não, vivemos em uma sociedade.
16/08/2021 21h36
pra viver uma prisão
anônimo
16/08/2021 21h34
Livre pra fazer merda
anônimo
16/08/2021 21h24
O ser humano está preso dentro da própria mente e dentro do próprio corpo.
16/08/2021 21h24
não! somos escravos do capitalismo e do dinheiro!kkkk