Exemplo: moro em um prédio com minha mãe, está tudo no meu nome, eu me casando essa casa fica sendo parte da outra pessoa? no caso separação tenho que dividir? como funciona isso? ou a pessoa n tem parte na casa? se a pessoa coloca um portão na casa, pintar, fazer acabamento, essa casa fica sendo parte da outra pessoa? ou não?

eles perguntam
2 5
elas respondem
17/08/2021 15h32
Depende do tipo de acordo ao casar. Hoje em dia, a maioria é de comunhão parcial de bens. Significa que o que vocês dois conquistaram depois do casamento, quando estavam juntos, é dos dois, já o que cada um já tinha antes de casar, segue sendo de cada um, sem divisão, caso ocorra um divórcio.
17/08/2021 15h35
Depende do regime. Mas, pela sua pergunta anterior, não acho que ela está de olho na sua casa. Pessoal mais de certas igrejas mesmo tem o costume de querer casar cedo.
eles respondem
17/08/2021 15h31
Não
Comunhão PARCIAL de bens (o que for adquirido APÓS) o casamento
17/08/2021 15h33
Depende do regime de bens que vc casar.
Se for comunhão parcial: Não.
Se for separação de bens: Não.
Se for comunhão universal de bens: Sim.

Vou te dar um conselho pois sinto que está inseguro: quando for se casar escolha o regime de separação de bens. Isso vai evitar muita dor de cabeça.
17/08/2021 15h43
Não.
Hoje o contrato padrão de casamento é, tudo o que você tem antes de casar é apenas seu.
Tudo o que conseguirem depois de casados, é dos dois. A não ser que vc queira mudar isso quando marcar o casamento.
O acordo padrão pra qualquer casamento hoje é COMUNHÃO PARCIAL DE BENS
anônimo
17/08/2021 15h50
Exatamente essa é a lei
17/08/2021 16h10
Depende do acordo pré nupcial. Vc ja pode fazer esse acordo ao casar e deixar tudo estipulado.
Sem acordo pré nupcial, costumava ter q dividir sim, mas acho q hj em dia a lei não esta mais generalizando e estudando caso a caso. Mas ñ tenho certeza se ja ta valendo o negocio de cada caso ser um caso.