Sou um jovem de 17 anos (prestes a fazer 18), e sempre vivi preso em casa por dois motivos em especifico, a falta de recursos financeiros e o conservadorismo exagerado dos meu pais (principalmente por parte da minha mãe), que me privava de várias coisas e priva até hoje com a desculpa de que o mundo é perigoso e coisas do tipo... eu não culpo ela, afinal eu sou filho único, e ela é uma mãe maravilhosa, porém tem um grande defeito que seria o fato de me privar a fazer coisas basicas como ir para o centro da cidade sozinho, tudo isso por ''medo''...

Eu poderia ter crescido um muleque birrento e mimado pela proteção excessiva mas acho que no fim eu acabei muito pior, um adolescente inseguro, sem nenhuma experiência de vida, vivo me rebaixando e me comparando com qualquer cara que julgo melhor do que eu, na minha cabeça essa comparação é feita pela ''vivência'' que eles tem e eu não, eu passo horas pensando como eu poderia mudar isso e somente agora me veio a possivel solução para esse meu sentimento de ''impotência''...

FAZER E APRENDER COISAS NOVAS
Eu não sei fazer nada de especial, não sei falar um idioma diferente, não sei tocar um instrumento, não sei nem ao menos o basico que seria jogar bola, acho que eu deveria aprender coisas novas, tenho muita vontade de fazer artes marciais, aprender violão, inglês, libras, algum outro curso, mas só vontade não basta, eu preciso saber se alguém alguma vez ja passou pela mesma situação que eu, e se sim, o que fez para se livrar desses sentimentos e adquirir confiança?

OBRIGADO PARA QUEM LEU ATE AQUI!!!

eles perguntam
6 5
elas respondem
anônima
17/08/2021 23h40
Vc é uma pessoa normal...
NEXT QUESTION
17/08/2021 23h45
Moço, sonhe, bata asas e vai viver!
Primeiro passo é arrumar um trabalho, depois vc vai ter dinheiro e pode começar sair.
anônima
17/08/2021 23h59
A mesma coisa acontece comigo, isso já me trouxe problemas psicológicos e tenho medo de isso afetar o meu futuro
anônima
18/08/2021 00h00
Puta merda! Achei minha versão masculina, até chorei lendo k me identifiquei muito
anônima
18/08/2021 04h20
Não sei, espero ter ajudado.
anônima
18/08/2021 04h59
Parece eu.
eles respondem
anônimo
17/08/2021 23h43
Você pretende fazer faculdade? Tem algum lugar pra trabalhar? Ou se prepara pra trabalhar em algo?
17/08/2021 23h44
tenho um amigo com um caso extremamente parecido com o teu, fiquei até assustado lendo, mas ele já tem 20 anos hoje.

nunca perguntei pra ele especificamente isso, mas o fato dos país serem hiperprotetores não o impediu de se desenvolver socialmente, provavelmente porque teve amizades virtuais desde muito novo. eu sei que até hoje ele não é aquela pessoa confiante, mas acredito que por ter focado nos seus objetivos pessoais (faculdade e trabalho) essa insegurança acabou não lhe consumindo, e depois ele chegou até a se envolver num namoro.

enfim, realmente queria saber te ajudar com isso mas cada caso é um caso; só asseguro que independente da solução, vale a pena tentar um desses caminhos que tu citou, porque são coisas boas e produtivas pra qualquer fim
anônimo
17/08/2021 23h57
Saía mais pra fora e comece a aprender a fazer coisas pequenas, desde controlar a bola de futebol até arrumar algo dentro de casa. Com o tempo o que você pode fazer vai ir aumentando e assim tu vai se sentindo cada vez melhor e menos impotente.

Coloque algum esforço em algo que não seja estudo, como aprender embaixadinha ou algo nesse sentido, a sensação é boa quando tu aprende a fazer. Se tu gosta de basquete aprenda a forma correta de arremessar, assim por diante.

E sobre sair, sugiro que vá com calma e aumentando a distância que tu percorre. Começa amanhã comprando algum docinho no mercadinho do teu bairro, no outro dia vai um pouco mais longe e em outro lugar, no terceiro dia vá em outro lugar só que mais longe. Vá aumentando as "doses" devagarinho e daqui um tempo tu tá lá no centro da cidade e sem sentir medo algum. Vá com calma e paciência, sem medo.

E o caso da sua mãe, não se preocupe, ela pode dizer isso e aquilo, mas não desanima. Sei bem como é, mas não é porque ela diz isso e aquilo que vou parar, não dá. Simples.

E é isso que venho fazendo, simplesmente faço, não penso demais. Se tu ocupa tua mente dificilmente tu pensa.
18/08/2021 04h58
Comece fazendo amigos e arrumando uma fonte de renda pra vc.
Assim logo terá duas coisas ótimas.
Dinheiro e companheiros pra fazer o q vc quiser.
Lembre-se é errando q se aprende. Tua mãe de proteger dos erros realmente ta te privando de aprender.
anônimo
18/08/2021 05h21
Acho que os pais devem estar presentes e precisam proteger seus filhos, mas aprender atividades, como fazer artes marciais, usar instrumentos e outros já é outra coisa.
Proteção do pai e da mãe, sobretudo na infância, desde que eles não sejam pessoas doentias, é algo que se aprende apenas a dar valor quando a pessoa não tem mais, em certos momentos.
A proteção do adulto é a maturidade e a formação de um senso de responsabilidade.