Outra questão: O correto é dizer: André "pode" voltar hoje mesmo, ou André "poderá" voltar hoje mesmo??

eles perguntam
1 2
elas respondem
anônima
24/08/2021 17h38
Eu quase ganhei.

Eu quase ganharia está errado, com ganharia não precisa do quase. O certo seria "eu ganharia se..."
Também não vai caber quase com "eu ganhava".
Só de ouvir a frase já sabe que está errada "eu quase ganhava". Porque ganhava já se supõe que ganhou e não tem como ter quase. Seria "eu ganhava dinheiro no passado..."

Não sei se deu pra entender, mas tá aí.
eles respondem
anônimo
24/08/2021 16h51
Eu quase GANHEI o prêmio da Loteria se não fosse pela Vânia, que pegou o papel e jogou no lixo.

Eu quase GANHAVA o prêmio, o problema foi o numero 10 que não estava na lista

A Vânia ganhou o prêmio, Fico feliz, eu estava acreditando que eu GANHARIA este prêmio