Sou pobre para uma faculdade particular e burra para uma pública, estou tentando arrumar um emprego para pagar faculdade, mas tá difícil. Tenho 20 anos e gostaria que fosse ainda esse ano pq com 21 vai ser tarde

elas perguntam
5 8
eles respondem
30/08/2021 09h57
Essa época do ano acho que nem consegue mais.
30/08/2021 09h50
Comecei com 25 anônima, termino ano que vem.
30/08/2021 10h18
tenho certeza que tu não é burra para passar numa pública, qualquer pessoa com o método e o caminho certo consegue conquistar isso.

é uma jornada bem difícil aprender a estudar sozinho, porque durante toda a vida a gente só fica assistindo aula igual um zumbi e não aprende a se virar, mas isso é algo que tu vai levar pra vida e te engrandecer muito.

já que está em dúvida, tenta esse ano focar em estudar sozinha para fazer um teste. mesmo que tu não consiga no final das contas passar em uma pública, tu ainda tem o PROUNI que garante bolsas de 50 e 100(%) para os estudantes de baixa renda, e geralmente as notas de corte são um pouco mais baixas que as de universidades públicas.

vale mais a pena o esforço agora para já matar esse fantasma logo, do que ficar ralando para pagar a faculdade e ainda ter que se matar de estudar para formar.
anônimo
30/08/2021 10h25
Tarde é depois que morre, antes disso, não.
30/08/2021 10h32
Dá pra fazer ainda. Essas provas de Enem nem são isso tudo.
elas respondem
30/08/2021 10h04
Pq com 21 vai ser tarde? Tem gente q começa a faculdade muito mais velha q isso

Eu acredito q ainda dá para entrar sim, mas vc já vai ter perdido uma boa quantidade de aulas, vai ter q se virar para aprender tudo e bem rápido
anônima
30/08/2021 09h39
Filha tem gente q faz faculdade com 60 anos e tu acha que 21 vai ser tarde? Mas se eu fosse vc esperava até o ano que vem
30/08/2021 09h48
Queria eu voltar a ter 21 e começar outra faculdade do zero.
30/08/2021 10h20
Nunca é tarde. Tenta a faculdade pública primeiro.
anônima
30/08/2021 10h22
Depende do curso, do ensino 'presencial' ou ead ,da faculdade
anônima
30/08/2021 10h23
Nunca é tarde anônima, só vai.
30/08/2021 10h35
21 não é tarde, idade nenhuma é.
E depende da faculdade, acho que uma presencial vai ser difícil vc pegar tudo agora, uma EAD ainda deve dar tempo de boas.
30/08/2021 10h37
Não vai ser tarde, não. Eu tenho 21 e aproveitei o ano passado pra estudar pro Enem por uma plataforma de ensino online, pois, naquela época, eu queria medicina. Aprendi TANTA coisa, que fiquei completamente impressionada com a minha transformação (no ensino médio, eu não aprendi porcaria nenhuma). A minha nota foi ótima, mas faltou 15 pontos pra eu passar em Med, porém, no decorrer de todo esse tempo eu fui descobrindo que eu nem queria mesmo medicina; era só pelo prestígio da profissão. Aí, ao invés de optar por estudar mais um ano pra conseguir medicina, eu escolhi me inscrever no Sisu logo no primeiro semestre, e tive todos os outros cursos da área de ciências da saúde como opções, além dos de outras áreas que também me interessavam. Escolhi Terapia Ocupacional, pq nessa altura do campeonato eu já tinha sacado que o que eu gostava mesmo era de ciências humanas, principalmente de Geografia, porém, ainda quis insistir em alguma área "médica", então, me inscrevi em Terapia Ocupacional que, para mim, era um curso mais de humanas. Após começar o curso, percebi que, apesar de gostar de aprender anatomia, fisiologia, essas coisas assim, não eram matérias com as quais eu tenho mais facilidade; fora que em todo esse tempo, eu sempre me imaginei numa sala de aula dando aula de geografia. Outras coisas também me influenciaram a desistir desse curso, como o fato de ele ser em tempo integral e eu ser pobre, ou seja, preciso trabalhar (até porque, não quero abrir mão do meu curso de idiomas, que me faz muito bem). Logo que o Sisu abriu as seleções para o segundo semestre, eu procurei o curso de licenciatura em geografia para me inscrever, mas, infelizmente, não tinha nenhuma oferta. Surtei, mas acabei me inscrevendo em pedagogia, pois mesmo que eu não consiga transferir para geografia mais tarde, quando eu for fazer lica em geo, já vai cortar muita matéria. Conclusão: nunca é tarde pra correr atrás dos seus sonhos E nunca deixe interesses externos influenciarem na sua escolha