Muitos saem do Brasil em busca de melhores condições de vida e oportunidade de trabalho, outros saem apenas por considerar o Brasil um "país ruim". Segundo números oficiais, cerca de mais de 4.2 milhões de brasileiros hoje vivem no exterior, sem contar os ilegais e aqueles que conseguiram se tornar cidadão daquele país.

EUA, Portugal, Reino Unido e Paraguai são os países preferidos.

É provável que este número aumente cada vez mais nos próximos meses, tendo em vista a grave crise econômica e social no Brasil e a falta de uma resposta inteligente do poder público.

Quais são suas perspectivas para o Brasil nos próximos meses/anos? Você acredita que o Brasil vai melhorar ou não terá resultado bom em curto/médio prazo? Com a crise institucional e o futuro político se desenhando entre Bolsonaro e Lula, dois populistas arrogantes e sem preparo, acredita que vamos passar da crise e econômica tão cedo? Como você enxerga o próximo governo, seja do Lula ou do Bolsonaro? Como acha que algum deles pode "tirar" o Brasil da lama?

Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/business/com-crise-e-desemprego-mais-de-130-mil-brasileiros-deixaram-o-brasil-em-2021/

https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2021/09/03/numero-de-brasileiros-morando-no-exterior-nunca-foi-tao-grande-como-agora.ghtml

eles perguntam
8 13
elas respondem
04/09/2021 17h05
Tenho inveja deles, no futuro vou ser um deles
04/09/2021 17h06
Tenho inveja deles, no futuro vou ser um deles (2)
anônima
04/09/2021 18h00
A tendência da crise no Brasil é só aumentar e o numero de brasileiros indo morar no exterior também.
04/09/2021 16h49
Não julgo, é difícil viver mesmo no Brasil.
anônima
05/11/2021 04h20
Eu adoraria morar no exterior, acho que só assim eu conseguiria ter um pouco de paz e privacidade.
O Brasil tá um lixo e a tendência é piorar.
anônima
04/09/2021 17h57
Com o presidente que temos hoje esses números devem ter triplicado mesmo
04/09/2021 16h51
Bom pra eles, amo o Brasil . ( Apesar da decadência que está .
04/09/2021 16h51
Nem vou me aprofundar no assunto, mas para muitos é realmente a hora de abandonar o navio.
eles respondem
anônimo
04/09/2021 16h50
Opinião bem clara: Eu serei mais um, tchau brigado
04/09/2021 17h14
Todas as pessoas que moram ou já moraram fora do Brasil me falaram que a pessoa tem que no mínimo visitar um país desenvolvido para perceber de como o nosso país é atrasado.

Sou patriota, mas confesso que ando pensando em ir para fora também, pelos ter a experiência em um intercâmbio.

Se paga muito imposto lá fora também, os alugueis são caríssimo também, mas o poder de compra é muito alto. Um lavador de pratos no EUA anda de BMW, Mercedes, fácil. Aqui um pobre pena para o uno Mille hehehbeheh
05/11/2021 03h13
Diz muito sobre a sociedade brasileira de hoje em dia, exportando talentos potenciais pois não comporta seus próprios cidadãos. "Pátria amada, Brasil"
05/11/2021 03h11
Se no Brasil tá tudo difícil, faça q nem eu e um monte de gente…se mude.

To tão de boa morando no Japão
05/11/2021 02h58
Como se algum dia o Brasil tenha sido uma maravilha de lugar para se morar. Tirando o Paraguai, os outros sempre foram muito melhores que o Brasil. E mesmo paraguai q nem é um tudo aquilo, é tudo mais barato do que aqui.
anônimo
04/09/2021 17h58
Meu sonho ir pra Portugal comer bacalhau enquanto bebo vinho verde e escuto fado.
anônimo
20/01/2022 08h21
Vc devia ir tbm e nos presentear com sua ausência aqui no site. Mas porra, lá vc tbm consegue acessar o site.
04/09/2021 17h55
Não me surpreende
05/11/2021 01h56
Cresceu 35% entre 2010-2020, passando de 3,1 milhões (exatos 3.122.813) para 4,2 milhões (4.215.800), segundo o mais recente levantamento do Itamaraty. Mas a quantidade de brasileiros em diferentes regiões do mundo pode ser mais do dobro do que aparece nas estimativas oficiais, conforme pesquisadores.

Somente entre 2018 e 2020, a comunidade brasileira no exterior teve oficialmente aumento de 625 mil pessoas, quantidade maior que a população de cidades como Niterói, Caxias do Sul ou Joinville. As partidas continuaram apesar das restrições nas fronteiras causadas pela pandemia de covid-19. E, diferentemente de fluxos migratórios do passado, os que estão partindo agora levam a família, num sinal de que vão para não voltar.

Brasileiros correm cada vez mais risco para sair do Brasil e buscar residência nos Estados Unidos, por exemplo. Apenas entre janeiro e julho deste ano, o serviço americano de Alfândega e Proteção de Fronteiras barrou ou deportou 37.421 brasileiros tentando entrar ilegalmente no país, numa alta de 938% em relação aos 3.603 no mesmo período do ano passado e um recorde histórico.

Tem tanto brasileiro tomando o rumo dos EUA que o congressista Jody Hice, do Partido Republicano (Geórgia), tuitou no começo de maio: “Cada semana entre 1.200 e 1.500 brasileiros estão voando para Tijuana (fronteira entre México e EUA), mas não é apenas para turismo”.
anônimo
04/09/2021 17h37
Acho normal
04/09/2021 16h50
Bem, sendo sincero? Acredito que o Brasil é o melhor pais do mundo e ponto. O que estraga são as pessoas idiotas e os politicos que roubam, de resto, eu adoro.
anônimo
20/01/2022 06h46
A população brasileira cresceu, tem que ver se esse cálculo leva em conta isso, e também a entrada de estrangeiros.
No mais, a humanidade sempre viveu com emigrações.
20/01/2022 06h53
Estão de parabéns, se eu tivesse a oportunidade de pular fora desse país eu já teria feito a muito tempo. É difícil morar em um país onde o dinheiro não tem poder de compra e onde falta vagas de emprego. Pelo menos lá já Europa você trabalha e recebe um salário digno pelo seu tempo investido e o dinheiro ganho lá compra muito mais do que aqui