Nem mesmisse nem falta de interesse, mas sim ciência, mais especificamente biologia.
Quando alguém "enjoa" de um relacionamento, ela não enjoou do relacionamento em si, o que aconteceu foi que as reações químicas que faziam ela se sentir apaixonada pela outra pessoa cessaram e não existe qualquer outro motivo além desse que a prenda no relacionamento. A paixão é uma reação química cerebral que faz com que uma pessoa tenha a mesma atividade cerebral com o alvo de sua paixão que um viciado em heroína teria em usar a droga (Cientificamente comprovado), e ela dura entre 1 e pouco mais que 2 anos justamente para que haja tempo o suficiente para que o casal gere uma prole ou a perspectiva de gerar a prole. É uma reação instintiva e evolutiva humana que o cérebro desenvolveu para "obrigar" as pessoas a se reproduzirem.
É justamente por isso, inclusive, que existe uma distinção clara entre paixão e amor. Quando alguém "enjoa" do relacionamento, é porque ela não amava a outra pessoa, e sim as sensações que ela sentia neste, que advém principalmente da paixão. Pra prolongar esse efeito existem inumeras técnicas, dentre as quais "sair da rotina", que é constantemente recomendado por pessoas para "salvar relacionamentos".
Quando alguém está reclamando de mesmisse, ela está, inconscientemente, reclamando da falta da emoção e da descarga hormonal que a paixão proporiconava para ela. E, ai, com a falta desta, vem o "enjoo" do relacionamento.