Ectomorfo
As pessoas com o biotipo corporal ectomorfo apresentam corpo mais magro e esguio, ombros estreitos e membros compridos. De forma geral, as pessoas com esse biotipo apresentam metabolismo mais rápido e, por isso, são capazes de perder peso mais facilmente e tem mais dificuldade para ganhar massa muscular.
Dessa forma, as pessoas ectomorfas podem seguir uma alimentação menos restrita e com mais calorias, além de ser importante que o treino seja mais intenso, pois assim é possível favorecer o ganho de peso e de massa muscular.
Endomorfo
As pessoas com biotipo corporal endomorfo apresentam corpo mais arredondado, mais largo e membros mais curtos e flácidos. De forma geral, as pessoas com esse biotipo apresentam metabolismo mais lento, maior acúmulo de gordura e têm mais dificuldade para perder peso, apesar de maior facilidade para ganhar massa muscular.
Dessa forma, a alimentação das pessoas endomorfas deve ser um pouco mais restrita, para evitar o ganho excessivo de peso, e os treinos devem incluir uma maior variedade de exercícios aeróbicos, que ajudam a emagrecer e queimar gordura. É importante também que seja incluído na rotina de treinos a realização de exercícios de força e resistência muscular para favorecer o ganho de massa muscular, o que também ajuda na queima de gordura.
Mesomorfo
As pessoas com biotipo corporal mesomorfo possuem o corpo magro e musculoso, mesmo que a atividade física não seja praticada com frequência. Além disso, as pessoas com esse biotipo possuem o tronco mais desenvolvido, pouca gordura abdominal, cintura mais fina e metabolismo mais rápido.
Dessa forma, como os mesomorfos possuem maior facilidade para queimar calorias, perder peso e ganhar massa muscular, não é necessário que sigam dietas muito restritas e que nem pratiquem treinos exigentes para que se tenha o resultado desejado.
O meu é mesomorfo