antes que me julguem a história é longa , minha mãe é promotora de justiça
tenho 22 anos, mas li que mesmo maior de idade ela é obrigada se tiver condições financeiras
desde meus 18 anos decidi que faria medicina e comuniquei a minha mãe, alias, perguntei se eu poderia fazer, pq se eu passasse em particular os custos eram altos. Por isso não trabalho, não tenho tempo pra isso.
ela aceitou e fiquei 3 anos estudando pra passar (na epoca nao era tao simples)
hoje estou no meio do curso, e minha faculdade é uma das mais baratas do país

ela simplismente parou de pagar, se vcs nao sabem esse cargo ganha mais de 30.000 por mês... ou seja ela tem condições de sobra pra pagar.

ela paga tudo de bom grado pro meu irmão e está disposta inclusive a bancar uma faculdade pra ele tão cara quanto a minha

*obs: meu pai é separado e n tem condições

elas perguntam
10 9
eles respondem
18/09/2021 18h40
Vou colar aqui uma resposta de um problema parecido com o seu, só trocar o 'ele' por 'ela'.

"Tudo depende.

Obrigação de pagar seus estudos ele não tem, porém, você pode ingressar em juízo e demonstrar que necessita de alimentos para poder custear a faculdade.

Depende se ele tem mesmo condições de pagar os estudos, uma vez que necessidade você tem, só falta comprovar em juízo a possibilidade. Isso não quer dizer que ele pagará a mensalidade total, tudo depende das provas que puder produzir, relacionar todas as suas despesas não esquecendo que ele poderá contestar e pleitear sempre uma redução do que você precisa.

Basicamente, se o seu pedido for razoável face aos rendimentos do pai, dificilmente não conseguirá.

Como disse, tudo depende. É necessário que você consulte um advogado para ver tudo o que necessita para tal ação."
anônimo
18/09/2021 18h37
Depois dos 18 acabaram as obrigações dos pais
18/09/2021 18h36
Problemas de pessoas ricas são de tu ficar com os olhos esbugalhados.

Fia, vá trabaiá. Você é muito mimada e tá muito acostumada com mordomia.
18/09/2021 18h46
Que lei é essa que obriga alguém a sustentar vadio de mais de 18 anos? com plena capacidade mental?
18/09/2021 18h49
Não é obrigada
anônimo
18/09/2021 18h56
processa ela. vai lá. confia.
18/09/2021 18h37
Conversa com ela não adianta ?
Levar a própria mãe na justiça e foda.
anônimo
18/09/2021 20h22
Vai depender, mas que tal ao invés de botar na justiça, fazer uma coisa chamada diálogo.

Vc vai partir logo para algo q vai ser bem negativo na sua relação com ela.

Primeiro converse e veja se ela pode, ela pode ser rica e tals, mas tem q ver pq ela parou de pagar.

E pq vc não estuda numa pública?
18/09/2021 19h08
3 anos estudando sem ter tempo pra nada e não conseguiu nota pra uma Federal?
Você certamente sempre estudou em escola particular, você é burra pra caralho ou tá mentindo.

Querendo ou não sua faculdade custa 1/6 do salário da sua mãe, você deveria ter tentado entrar em uma federal, ela não tem obrigação nenhuma de gastar mais de 1/6 do salário com uma maior de idade, se eu tomasse um processo do meu filho por isso eu provavelmente deserdaria.

O que você pode fazer agora que a merda tá feita é pedir muito pra ela e fazer por merecer, ao meu ver você só é mimada e irresponsável, o que não falta é pessoas de famílias que não tem 500 reais per capita e conseguiram vagas em federais com menos tempo de estudo que você e com bem menos regalias, enquanto você não entender isso vai continuar sendo a mesma pessoa mimada.
18/09/2021 19h08
Você pode ter algumas opções:
1-Trancar a faculdade por algum tempo e procurar juntar dinheiro nesse período. Se você tranca a faculdade, passa a ter tempo para trabalhar e o período máximo para se formar em medicina no Brasil é de 9 anos, então é possível trancar o curso por uns 2 anos se for realmente necessário.
2-Estude novamente e faça processo seletivo para ser transferida para uma universidade pública ou filantrópica. Acho que isso é possível se você for aprovada novamente em algum processo seletivo.

Você pode inclusive fazer essas duas opções ao mesmo tempo, pois não são excludentes.

Em certos momentos, havia pessoas na minha família que demonstravam má vontade comigo, eu resolvi a situação num instante quando eu comprei Bitcoins, pode até ser que você tenha perdas grandes, mas é compensador a longo prazo. Mas antes de comprar Bitcoins, eu estava em um ponto onde eu estava quase comprando um carro para trabalhar como motorista de aplicativo nos finais de semana. Eu também curso medicina, porém em uma universidade pública, mesmo deduzindo a gasolina do custo total, acho que é possível fazer ao menos uns 1200 reais por mês como motorista de aplicativo trabalhando apenas em final de semana, infelizmente acho que não há como conseguir 5000 reais, mas se você trancar o curso e usar o carro por todos os dias da semana, talvez isso acabe se tornando viável.
Outra opção é pedir ajuda nas redes por meio de uma vakinha, explicando que você está na metade do curso, quase no final e está precisando de ajuda para terminar.
Uma alternativa que funcionou comigo também seria você procurar uma pessoa que seja importante para sua mãe para conversar com essa pessoa. Quando essa pessoa da minha família ficava de má vontade, eu conversava com outras pessoas próximas da própria família que não tinham o mesmo dinheiro que essa outra pessoa, mas por fazerem certo número, acabavam convencendo essa pessoa a não fazer absurdos que pai ou mãe não deveriam fazer.
elas respondem
anônima
18/09/2021 18h54
Problemas de gente rica...
Você não pode obrigar sua mãe a pagar nada pra você só porque ela é sua genitora. Acho melhor você procurar um emprego para poder seguir seu sonho, não dependa de ninguém, nem mesmo da sua família.
anônima
18/09/2021 18h44
Ninguém é obrigado a fazer nada para os filhos depois dos 18. A sua mãe menos ainda, entrar na justiça contra uma promotora é pedir pra perder. O corporativismo nessa área é terrível.
18/09/2021 18h36
Claro que não. Os pais têm obrigação de garantir a educação (que pode ser pública mesmo, ou privada) até completar os 18 anos. Depois disso, pode ser trilhionário, que pela lei não tem obrigação.

Ela não deu explicações de pq parou de pagar?
A relação de voces é boa?

Se voces brigam muito e/ou voce parece muito ingrata, ela pode ter decidido parar de pagar por isso. Ninguém merece a gente fazer coisa que nem é nossa obrigação e a pessoa ser ingrata... Só dei exemplo, não sei como é aí.

Edit:

mDs! Que dificuldade de entender! Eu hora alguma defendi ou disse que concordo com a atitude da mãe. A pergunta foi: ela é obrigada? minha resposta foi: não, ela não é obrigada. Se eu acho legal ou não, se eu concordo com a atitude ou não, tem nada a ver com o que eu respondi. Respondi que depois dos 18 os pais não são obrigados. E quis entender a situação já que para o irmão ela disse que a mãe pagaria de boa. As vezes é até implicancia sem motivo por parte da mãe com a filha, não sei, por isso perguntei. Simples!
anônima
18/09/2021 18h41
Leva pra justiça, alega que ela tem incapacidade mental, coloca ela no asilo e fica com o dinheiro todo pra fazer o que quiser
18/09/2021 18h36
Trabalha isso é preguiça para não achar um trabalho
18/09/2021 18h40
Eu colocava
anônima
18/09/2021 18h53
Xuxuzinha, você está confundindo alguns conceitos. Existe o que se faz por valores éticos (ou/e morais), força do costume por questões culturais e o que é a rabeira da sociedade ou seja, seu corpo legal.
Eu não gostaria de ter em meu círculo social alguém que não consegue resolver bem suas questões, evitar ter que chegar à rabeira da sociedade.
Pense direitinho.
anônima
18/09/2021 18h51
Ela fez isso porque , conforme se pode observar nos seus comentários, mesmo quando as pessoas fizeram uma simples pergunta pra poder se inteirar mais sobre o assunto, você se comporta de uma maneira INTRATÁVEL. Talvez até tenha algum tipo de transtorno ou distúrbio e nem é bom mesmo que pratique medicina, nenhum paciente merece um profissional assim..
18/09/2021 18h36
Independência é tudo