Você se recusa a ficar com uma pessoa e essa pessoa sai espalhando para outras que você é homossexual e começa a ser ridicularizado.
Isso é considerado crime? Pode-se processar?

eles perguntam
8 16
elas respondem
anônima
24/09/2021 00h43
Sim. Tudo que tem intenção de causar dano à imagem e constrangimento.
Ser homossexual é um problema? Não pra quem de fato é. Então sim. É a intenção do ato que traz o dolo.
24/09/2021 00h56
Sim é crime de falsa informação ou danos a imagem, algo assim, pesquisa melhor e vá atrás dos seus direitos, pois isso acarreta em reclusão e não é das pequenas
24/09/2021 11h49
sim, porém tu tem q pagar advogado p entrar com a ação então nem sempre compensa
24/09/2021 00h41
Sim,vc so precisa de prova, injúria e difamação, se isso implicar de vc ser demitido de tao grande a mentira da ate danos morais.
Vai cuidar da sua vida quem nao gosta de mim ♡
anônima
24/09/2021 00h55
A tal da difamação…
24/09/2021 11h39
Duas vertentes.
1 você pode alegar ser vítima de homofobia. Que é crime.

2 você pode processar por calúnia e difamação.
24/09/2021 07h15
Não tem que dar ibope a essas coisas.
anônima
24/09/2021 06h43
Claro, calúnia..
Mas do jeito q ta hoje em dia vao te chamar de preconceituoso.
eles respondem
anônimo
24/09/2021 00h46
Duvido que dê em alguma coisa. É crime de difamação, mas, como eu disse, duvido que dê em alguma coisa. Quase ninguém é preso por racismo no Brasil, imagina uma difamação dessas...

Enfim, procure um advogado caso ache necessário.
24/09/2021 00h41
coisa de mulher com ego ferido
e sim, isso é crime de calúnia e difamação
anônimo
24/09/2021 00h54
Lei n° 13.185 de 6 de novembro de 2015
Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores ( cyberbullying ), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

Art. 3º A intimidação sistemática ( bullying ) pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:

I - verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;

II - moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;

III - sexual: assediar, induzir e/ou abusar;

IV - social: ignorar, isolar e excluir;

V - psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;

VI - físico: socar, chutar, bater;

VII - material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;

VIII - virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.

Fonte: planalto.gov.br
24/09/2021 00h40
sei la, parece mesquinho demais pra querer processar por isso
a pessoa pode ser homofobica por usar isso como ofensa e difamatória mas aqui é brasil e isso ae não é nada, apesar de ser frustrante e humilhante isso
24/09/2021 00h51
Eu sou juíz, isso é crime.
24/09/2021 11h54
Danos morais, difamação
anônimo
24/09/2021 11h44
Amigos vivemos em uma sociedade de leis misândricas, tem situações que à acusação falsa de estupro e não ocorre nada com a mulher, hoje elas tem o poder de desgraçar a vida de.qualquer homem só acusar.... Precisa nem ter provas, seu caso acho difícil a justiça intervir em algo...
24/09/2021 11h41
calunia e difamação
24/09/2021 11h38
Isso se chama difamação.
À luz das leis positivistas, é passível de processo mas pela ética libertária, é mera liberdade de expressão, ainda que indesejável. Em verdade, você pode processar qualquer pessoa por qualquer razão. Mas para vencer esse processo, vai precisar de argumentos, provas e evidências bem fortes, além de arcar com os ônus processuais, caso não vença. Não compensa, na maioria das vezes.
anônimo
24/09/2021 11h37
Crl lógico que é crime, por falsa informação e/ou danos a imagem pessoal de alguém
24/09/2021 11h35
Vc acha mesmo que no país onde se solta um monte de bandido por bem menos, vão prender alguém pq falou mal de vc?
24/09/2021 06h33
Sim, calúnia e difamação
24/09/2021 03h56
Causa constrangimento em vc?

Se sim, é crime
24/09/2021 01h19
Do jeito que as coisas vão é capaz do juiz dizer que não configura crime uma vez que ser comparado a homossexuais não pode ser equiparado a uma ofensa.
anônimo
24/09/2021 00h58
Não sei se é crime mas está muito comum hoje em dia esses tipos de pessoas
24/09/2021 00h48
Não entendo