Quando usam esses termos não são para serem levados ao pé da letra, uma pessoa que se considera antissocial provavelmente só não gosta de interagir com os outros, ou sente pouca vontade. Uma pessoa com fobia social seria uma timidez fora do controle, e um medo excessivo do julgamento social.
Minha madrasta até hoje, nos seus 40 anos de vida, nunca foi de ficar usando internet, e desde criança ela é tímida e tem dificuldade em interações sociais. A internet pode ser um catalizador para esse tipo de coisa, mas não é sempre a raiz do problema.
Eu havia contado todas as minhas experiências de vida para o psiquiatra, e ele concluiu que de fato eu tenho Sociopatia (Transtorno de Personalidade Antissocial), mas ele ainda vê a possibilidade de eu ter esquizofrenia.
Meu caso: Graças a Deus não tenho ansiedade social ou fobia social, o que eu sei é que eu gosto mais de ficar sozinho e até isolado comparado com outras pessoas, mas isso não me impede de conversar com pessoas na vida real ou até se sair de casa ( não tenho síndrome do pânico tbm ).
meu histórico é até interessante se for analisar, pq quando eu era mais novo eu era mt “ alegre e aberto a novas amizades e conhecimentos ", após eu ficar mais velho fui me fechando cada vez mais, talvez seja um trauma já q sofri bullying, mas não sinto que isso me prejudica ao conversar com pessoas por exemplo, recentemente sai com uma garota e conversei normalmente, não tive medo ou ansiedade nessa parte e eu tbm consigo apresentar trabalhos em público ou falar em público.
Bem, eu não sei dizer se eu sou um caso a parte, se foi internet dms, se foi falta de sair mais vezes etc...
até pq quando eu não quero me comunicar, eu fico isolado msm tendo internet ou não.
o que eu descobri recentemente indo ao médico e fazendo exames é que estou com ansiedade e bruxismo , ai já marquei psicólogo e talvez eu descubra mais coisas...