Galactorreia.
É um fenômeno raro, mas pode ocorrer na presença de alguns tumores de hipófise funcionantes conhecidos como prolactinomas (causa mais comum), no mal de Parkinson e no uso de medicações, sobretudo alguns antidepressivos. Normalmente, exceto no caso dos prolactinomas, a quantidade de leite não é tão grande como seria se a mulher estivesse grávida.
O grande órgão que impede que a mulher produza leite é o hipotálamo, que na vida normal da mulher está sempre produzindo dopamina, que inibe a prolactina, produzida pela adenohipófise. Quando a mulher fica grávida, a primeira coisa que confirma a gravidez é o hormônio beta-HCG, que surge após a nidação, a fixação do zigoto no útero da mulher, esse hormônio produz um feedback negativo, inibindo a produção de dopamina pelo hipotálamo e liberando a produção de prolactina pela hipófise.
Em doenças como o mal de Parkinson, existe uma deficiência na produção de dopamina, nos prolactinomas, se o tumor for funcionante, a produção pode ser tão grande que não é inibida pela dopamina.