O câncer é multifatorial. Existem alguns alimentos que podem auxiliar na "prevenção" do câncer, como os alimentos ricos em carotenóides e retinóides.
Já outros alimentos podem atuar como agentes carcinogênicos (ex. embutidos, carne queimada do churrasco); eles atuam na fase da iniciação da carcinogênese, que seria o gatilho inicial que leva uma célula normal a se tornar uma célula tumoral; porém, deve-se ocorrer uma exposição prolongada, e posteriormente devem ser cumpridas outras etapas, como a falha nos mecanismos de regulação gênica (essa regulação é a forma do corpo evitar o surgimento de mutações), ativação de oncogenes etc.
Então sim, uma alimentação saudável é importante, aliada à prática de exercícios físicos, sono regular, menor exposição a agentes carcinogênicos etc.
Não, o câncer é um processo natural do corpo, apesar do medo que a palavra causa. O tempo todo células mal feitas são produzidas no nosso corpo, porém o organismo possui mecanismos para frear essa célula, o problema acontece quando esse mecanismo falha.
Não existe alimento comprovadamente que previne o câncer, mas certamente existe os que podem ser maléficos para o corpo e afetar o bom funcionando das diversas células dos tecidos dos órgãos, o que gera em alguns casos câncer em seu modo maligno.
Nada previne um cancer ainda mais se for genetico e e hereditário. Apenas necessário cuidados para pegar ele no inicio, dai a possibilidade maior de cura.
Todos nós temos câncer, mas existe algo chamado fator genético para desenvolvê lo.. por questões hereditárias, por vícios alimentares que podem contribuir, por vícios em tabagismo ou até mesmo pela octanagem da poluição do ar provocado por motores automotivos