Ou o câncer é uma doença multifatorial??

eles perguntam
5 5
elas respondem
anônima
21/10/2021 09h02
O câncer é multifatorial. Existem alguns alimentos que podem auxiliar na "prevenção" do câncer, como os alimentos ricos em carotenóides e retinóides.
Já outros alimentos podem atuar como agentes carcinogênicos (ex. embutidos, carne queimada do churrasco); eles atuam na fase da iniciação da carcinogênese, que seria o gatilho inicial que leva uma célula normal a se tornar uma célula tumoral; porém, deve-se ocorrer uma exposição prolongada, e posteriormente devem ser cumpridas outras etapas, como a falha nos mecanismos de regulação gênica (essa regulação é a forma do corpo evitar o surgimento de mutações), ativação de oncogenes etc.
Então sim, uma alimentação saudável é importante, aliada à prática de exercícios físicos, sono regular, menor exposição a agentes carcinogênicos etc.
21/10/2021 08h16
Nada previne quando é o destino cruel
anônima
21/10/2021 08h22
existem muitos alimentos para contribuir com o câncer
anônima
21/10/2021 08h39
Não, o câncer é um processo natural do corpo, apesar do medo que a palavra causa. O tempo todo células mal feitas são produzidas no nosso corpo, porém o organismo possui mecanismos para frear essa célula, o problema acontece quando esse mecanismo falha.
Não existe alimento comprovadamente que previne o câncer, mas certamente existe os que podem ser maléficos para o corpo e afetar o bom funcionando das diversas células dos tecidos dos órgãos, o que gera em alguns casos câncer em seu modo maligno.
anônima
21/10/2021 09h21
Nada previne um cancer ainda mais se for genetico e e hereditário. Apenas necessário cuidados para pegar ele no inicio, dai a possibilidade maior de cura.
eles respondem
anônimo
21/10/2021 09h23
É como @nomundodalua disse.
21/10/2021 15h31
Alimentos antioxidantes ajudam a prevenir, mas é um conjunto de fatores associado ao estilo de vida.

Se for genético, não há nada que você possa fazer, mas cuidar da saúde e exames preventivos podem te ajudar MUITO caso surja a doença.
21/10/2021 08h22
Existe.
Tomate por ex previne que sua próstata vire um caroço de abacate.
anônimo
21/10/2021 08h20
Todos nós temos câncer, mas existe algo chamado fator genético para desenvolvê lo.. por questões hereditárias, por vícios alimentares que podem contribuir, por vícios em tabagismo ou até mesmo pela octanagem da poluição do ar provocado por motores automotivos