eles respondem
Sim, procura um advogado trabalhista, mas seu tio tem direito de receber uma graninha sim, aposentadoria já é outra história.
Complicado, se não tem contrato acho difícil. E dependendo ainda da pra trabalhar sem um dedo, então pensão por invalidez parece demais
Não vai rolar, seu tio vai ter que dar outro jeito.
Seu tio pode somente entrar com pedido de pensão por invalidez SE ele contribuía pro INSS. Se não, nem isso.
Que mania merda de querer tirar vantagem em cima de outro pobre fudido e provavelmente ignorante.
Por certo, nem o seu tio, nem o cara que o terceirizou sabem o que é um EPI
Virou moda perder um dedo e virar mal caráter?
Poxa sinto muito pelo seu tio. Infelizmente ele não se atentou para um detalhe básico que é o pagamento do INSS dele, sim ele mesmo devia ter pago como autônomo ou negociava com o cara que tinha contratado ele, para pagar e descontar nos trabalhos.
Tentar uma indenização de quem não tem nada vai ser complicado, o melhor é tentar algo no INSS, mas acho que sem sucesso, um advogado poderia ajudar
Não, um dedo não incapacita de seu tio para o trabalho, você não teria direito de exigir uma aposentadoria do seu empregador e muito menos do INSS por invalidez.
E o seu tio é um trabalhador autônomo, não empregado, só foi contratado para fazer aquela obra, trabalha por conta própria e por isso não tem carteira assinada.
Seu tio tem direito a um auxílio doença e talvez se quiser brigar por causa disso, uma indenização se comprovar que o empregador não adota na obra meios de segurança no trabalho para evitar esse tipo de acidente.
O problema é que só o lula se aposentar por perder pedaço do dedo.
A lei diz que se vc tem algum problema/dano na saúde que impossibilite de vc exercer a atual profissão/função, vc tem direito a se aposentar, mas na prática o pt roubou demais até do inss, e quando vc chega la fudido, mesmo que sem a mão eles te mandam trabalhar, ou arrumar outra profissão.
Ele não pode fazer nada, vai ter que seguir carreira política agora.
É tentar ou se arrombar. Você não precisava nem perguntar sobre fazer isso. É fazer isso e pronto!
Ajuda muito se tiver trabalhado de carteira assinada
elas respondem
Perda de dedo NÃO DÁ DIREITO A APOSENTADORIA, TALVEZ NO MAXIMO AUXILIO DOENÇA E JUNTO AO INSS E NÃO AO DONO DA OBRA;
E ele ainda pode trabalhar como pedreiro. E se ele foi contratado por obra, teu tio é trabalhador avulso e autônomo, o contratante não tem nenhuma obrigação trabalhista com ele. E se entrar na justiça e perder ainda vai ter de pagar honorarios para a parte contraria.
Pode! Independentemente da condição financeira dele, ele empregou alguém. O que pode ser averiguado é o vinculado empregatício, se havia ou não. Mesmo nos tempos atuais em que os direitos trabalhistas estão em desuso.
É isso não significa pensão pro resto da vida.
Fato do seu tio ser pobre também não significa extinção da infração.
Embora dependa dos critérios no julgamento e da percepção do juiz geralmente pessoas que não possuem renda mas praticam alguma infração de alguma ordem, podem ressarcir o dano com trabalhos voluntários ou com algo simbólico. Depende de como ocorrerá esse processo.
Só os homens se quebram e se machucam, parece até que não tomam cuidado ou estão no mundo da lua.
Sugere seu tio para ele arrumar um emprego amolando faca na rua. Este trabalho é braçal, porém precisa de apenas uma das mãos, e está sendo muito valorizado atualmente, com salários subindo muito todo mês.
Deve ser feito um acordo entre ambas as partes ..mas depende do dedo que foi amputado ...se for o polegar geralmente é o que dá processo .pq é um dedo que se o perde compromete a funcionalidade da mão em uns casos até do antebraço.