Claro que sim, mas não quer dizer que ela tenha que ser generalizada. Coloque os macacos para subirem em arvores, os elefantes para mover peso, as focas para nadarem. Avalie cada um nessas categorias. E não numa salada mista como está na imagem.

Esse exemplo da imagem é burro.
04/11/2021 14h33
Em uma economia verdadeiramente liberal e capitalista existe, não em países elitistas como o Brasil.

Ou você acha que a oportunidade de ter uma vida digna é a mesma de um cidadão americano ou suíço e a de um brasileiro?

Em um país corporativista como o Brasil, se destaca aqueles que tem amiguinhos no alto escalão do estado.

O que fode com a meritocracia é o corporativismo. Quanto mais corporativista for um país, menos meritocrático ele será.

É por isso que muitas vezes você vê no Brasil pessoas estudadas e esforçadas que não conseguem nada na vida, enquanto pessoas sem competência alguma conseguem ganhar muito dinheiro, principalmente na iniciativa pública.
04/11/2021 12h08
Se não fosse por mérito ninguém conseguiria nada:
anônimo
04/11/2021 11h20
Claro.
Se for filho de alguém com dinheiro muito mais.
A filha do presidente por ex entrando pro colégio sem fazer os procedimentos.
Cargos comissionados de 50, 60mil
Claro que acredito em meritocracia

Todos podemos chegar lá.
04/11/2021 11h42
Quadrinho sem sentido.
É pelo meu próprio mérito que tenho o meu salário na conta todo mês.
É pq foi pelo meu próprio empenho que me qualifiquei, e tenho um salário, um pouco maior do que quem tem menos qualificação e menor do que quem se qualificou mais, ou teve qualificação mais difícil.
Vc quer q um tec de enfermagem tenha o mesmo salário do que um médico?
Isso é papo de fracassado que quer mais sem fazer nada por merecer.
04/11/2021 11h38
Pergunta tendenciosa

Não vou responder
anônimo
04/11/2021 11h18
Só existe meritocracia quando todos tem as mesmas condições. O que não ocorre não maioria das vezes.
anônimo
04/11/2021 12h14
Só não acredita em meritocracia quem é fracassado e invejoso.

Quem se esforça e corre atrás consegue os objetivos. O problema é que muitas pessoas não estão dispostas a abdicar de certos prazeres da vida para se dedicar a algo, aí preferem colocar a culpa no "sistema malvado".
04/11/2021 11h18
Acredito, gafanhotinha
O problema é que nosso sistema social não é meritocrático, por assim dizer. As chances de estudo e condição social não são equalizadas, portanto, fogem do conceito de meritocracia.
anônimo
04/11/2021 11h33
Mas é claro. Vivemos em uma sociedade em que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família. É uma competição justa, confia.
anônimo
04/11/2021 11h33
Não, eu acredito em QI (Quem Indica)
anônimo
04/11/2021 11h29
Não acredito.
É uma corrida de largadas desiguais.
04/11/2021 11h55
De indivíduos quem saem do mesmo ponto de partida sim.
04/11/2021 11h24
Como assim "acredita"?
anônimo
04/11/2021 11h21
Sim.
anônimo
04/11/2021 11h20
Se ambos tiverem a mesma aptidão para realizar tal tarefa, sim, acredito
anônimo
04/11/2021 11h19
Sim.
04/11/2021 11h19
É lógico, ela existe, pq não acreditaria?!
elas respondem
04/11/2021 11h16
Em partes...

Tem gente que realmente se dedica muito, mas nada é 100% sozinho. Talvez a falta de apoio faça acreditar isso.
anônima
04/11/2021 12h06
Elon musk, Sílvio santos, luciano hang estão aí pra provar
anônima
04/11/2021 11h56
Mas é óbvio que sim!!!
anônima
04/11/2021 11h31
Isso me deprime