Cada patrão decide o que bem entende.
Alguns demitem por ideologia política diferente, outros por time de futebol, e assim vai.
A questão é querer demitir por justa causa quem não vacinou. Isso, pra mim, é a maior aberração dos últimos tempos.
votei em Não
05/11/2021 16h32
As empresas podem fazer isso.
Eu não vejo objeção, uma vez que isso for exigido previamente do funcionário.
votei em Sim
06/11/2021 00h11
Hoje eu me dei conta que passaria o dia num trabalho dentro de um estúdio fechado com 05 pessoas. O que na verdade é uma rotina, mas em muitos casos fazemos testes rápido de covid. E hoje não teria teste, por ser poucas pessoas. E são prestadores de serviço contratados por mim... e eu pensei: será que esse pessoal tá vacinado, mesmo?? Bem, 04 deles estão sempre comigo, já fizemos milhões de testes de covid em ocasiões de trabalho nestes últimos tempos. Mas 01 deles não, era alguém que eu não via faz tempo... mandei mensagem e perguntei: você vacinou, né? Ele me respondeu: claro que tô, mas e se eu não tivesse, vc me dispensaria? Respondi que sim, lógico que eu dispensaria. Não quero por em risco a vida de ninguém. Nem mesmo dar chance pra uma nova cepa de vírus. Só quero galera vacinada.
Enfim, a ideia é dar preferência a quem tá se cuidando.
Aqui em Curitiba tem um bar, o Cosmos, que tá com um cartaz em frente, que quem não tá vacinado, pode passar longe. E acho que esse é o espírito.
anônima
05/11/2021 16h38
Se o funcionário se negar a tomar a vacina deve ser demitido sim.
votei em Sim
06/11/2021 00h24
Livre arbítrio
votei em Não
05/11/2021 16h35
Lógico
votei em Não
anônima
05/11/2021 16h34
não
a vacina não previne a transmissão do vírus apenas o risco de morte
anônima
06/11/2021 07h39
ninguem e obrigada a nada
votei em Não
26/02/2022 17h45
votei em Não
anônima
06/11/2021 00h15
Não, pois pode acontecer de alguém ter perdido a data de vacinação ou qualquer outro imprevisto. Há pessoas que trabalham o dia todo e os postos de saúde fecham cedo, aí fica mais difícil para conseguir se vacinar logo.
votei em Não
eles respondem
anônimo
05/11/2021 13h18
Eu não demitiria, mas creio que a decisão seja individual do patrão, e não vejo como motivo de demissão por justa causa.
votei em Não
26/02/2022 17h19
Deveriam ser promovidos.
votei em Não
anônimo
05/11/2021 13h29
As pessoas devem ter liberdade individual
votei em Não
anônimo
05/11/2021 13h28
Se for um trabalho em que a pessoa possa trabalhar remotamente, não há motivos que justifiquem a demissão. O mesmo vale para o setor de serviços e trabalhos braçais, cabe a pessoa decidir o que ela acha melhor para si, e o empregador respeitar a decisão.
votei em Não
anônimo
05/11/2021 13h17
Nunca
votei em Não
05/11/2021 13h40
A empresa deve ter essa liberdade de escolha, como acho que está acontecendo.. eu demitiria.
votei em Sim
05/11/2021 17h39
Vou fazer outra pergunta...
Eu tomei as duas doses da vacina, em que um não vacinado vai atrapalhar minha vida?
votei em Não
05/11/2021 16h41
Engraçado isso agora, talvez muito dos q estão defendendo a obrigatoriedade da vacinação nem estão com todas as suas vacinas em dia. A não ser em casos em que de fato se coloque claramente em risco a vida do outro (não é o caso), a liberdade individual deveria ser respeitada. O Estado controlar vc em seus mínimos detalhes, é sempre pior que um ou outro indivíduo que não faz a melhor escolha para si mesmo. Vacinação não impede ngm de ter o vírus e até transmiti-lo, só evita de fato (na maioria das pessoas) a pessoa de ter casos mais graves.
votei em Não
05/11/2021 17h07
Cara, pergunta muito complexa.

Talvez seria interessante fazer o seguinte, pessoas que não tomaram vacina, vão ter que trabalhar de mascará e pessoas vacinadas podem retiras suas mascaras.

Eu acho que incentivaria a galera se vacinar sem necessariamente obrigar.

Eu acho que envolve muitos fatores ai, o perfil da empresa, o tipo de atendimento e etc...

Se tá tudo bem para o funcionário e para o patrão, então pronto.
05/11/2021 16h40
Vai faltar mão de obra e gente qualificada assim. Ai vão se obrigar a voltarem atrás.
votei em Não
05/11/2021 16h38
Tomei a vacina, sou favorável a vacinação, mas defendo o direito a individualidade.
votei em Não
05/11/2021 13h49
Sim... o preço de se viver em sociedade é respeitar o espaço público. Se você quer ser 100% livre, se mude para o meio da floresta sozinho.
votei em Sim
05/11/2021 18h20
Defendo o direito que empresas e órgãos públicos possam demitir.
É algo muito novo a história de pandemia a nível global, sem precedentes no mundo contemporâneo, então não dá para ter muitas certezas e poucas dúvidas.
Mas algo claro é o direito coletivo, que não deve ser trespassado pelo direito individual.
05/11/2021 13h50
Parece meio injusto e arbitrario,sei lá.
So num acho correto forçar as pessoas a fazerem qualquer coisa,mesmo que pelo bem delas
votei em Não
05/11/2021 13h30
Com certeza.
Representam um perigo para saúde pública.
votei em Sim
anônimo
05/11/2021 16h44
Com certeza. Nenhum outro funcionário de bem deve ser prejudicado pela escolha burra desses bolsolóides malditos.
votei em Sim
anônimo
05/11/2021 17h12
Essa coisa de liberdade individual acima de tudo é uma utopia, o Leviatã existe para por ordem no coletivo.
votei em Sim
05/11/2021 13h22
Patrão que sabe, pode ser um funcionário que não ofereça riscos de passar a doença pros outros, trabalhar de home office por exemplo. Ou então pode ser um cara super importante na empresa. Cada caso é um caso.
05/11/2021 17h52
Depende, se for trabalho totalmente remoto(home office), não há essa necessidade.

Mas se for no local da empresa, fica a critério do empregador
05/11/2021 13h39
Você quer dizer se as empresas têm o direito de demití-los por causa da vacinação? Sim, elas têm.
Por outro lado, não concordo com isso e, caso fosse o empregador, não usaria de forma nenhuma esse critério em demissões.
05/11/2021 13h53
Não. Mas desesperado do jeito que o povo é, se falar que vai demitir porque não quer tomar a vacina, funcionário vai correndo lá no posto se vacinar.
anônimo
06/11/2021 00h38
Obrigar as pessoas a tomarem vacina é errado. Mude minha opinião!
votei em Não
anônimo
05/11/2021 16h42
Só aceitaria isso se provarem que a vacina funciona e que ninguém morreu após ter tomado ela ou teve reações graves e permanentes.

E também não adianta tomar a vacina, se voce passar mal e pedir atestado você é mandado embora, já vi casos como esse , incluindo do meu amigo, empresa pediu pra tomar a vacina, ele também ja fez o teste inútil do cotonete , teve reação pediu atestado e foi mandado embora.
votei em Não
06/11/2021 00h16
Apenas se o empregador quiser
votei em Não
26/02/2022 23h24
Viadagem essa porra de vacinação.
votei em Não
26/02/2022 17h15
Não quero alguém que opte por ficar doente numa empresa minha.
votei em Sim
anônimo
06/11/2021 07h37
Acho que o risco desse tipo de coisa é que a aplicação de passaportes de vacinação facilita a aplicação de sistemas de crédito social, incluindo para outras coisas.
votei em Não
anônimo
05/11/2021 14h09
não, nem deve ser obrigado.
votei em Não