É possível reverter a diabetes tipo 2? Com o emagrecimento e a perda de gordura abdominal, o pâncreas pode voltar a produzir níveis adequados de insulina??

eles perguntam
2 2
elas respondem
anônima
14/11/2021 10h12
Não, diabetes mellitus tipo 2 é uma condição metabólica e hormonal. Não é possível reverter dessa forma que você comentou (o pâncreas voltar ao que era antes), mas a depender da sua alimentação, você pode fazer com que a insulina que ainda produz seja suficiente. Por isso, quando pessoas recebem o diagnóstico mas não têm níveis tãaao elevados de glicemia, a primeira abordagem é a terapia não farmacológica, que consiste em mudança nos hábitos de vida (alimentação, exercícios físicos etc). Mas chega a um certo ponto que isso não é suficiente para controlar a glicemia, aí partimos para a abordagem farmacológica (uso de hipoglicemiantes, como a metformina e glibenclamida).

Em suma, diabetes É UMA DOENÇA e pode trazer inumeras complicações caso sua glicemia fique descontrolada. Neuropatias, nefropatias e por aí vai...
14/11/2021 10h22
Eu tenho que fazer uns exames de rotina, quem exagerou nas gorduras hidrogenadas fui eu.
eles respondem
14/11/2021 17h48
Depende, quando é um problema no pâncreas, na maioria das vezes não é possível reverter, quando é um problema com a perda de sensibilidade a insulina, pode sim voltar ao normal.

Meu vizinho era diabético, tomava insulina na veia, um certo dia o médico recomendou que ele amputasse a perna, devido a uma ferida e tal... Ele chorou muito, e disse não.

No outro dia ele mudou radicalmente o estilo de vida, passou a fazer atividades físicas e mudou a alimentação. Hoje, ele nem sequer mais toma medicamento, e a taxa glicêmica dele fica na faixa de 80 a 90, sendo que antes passava de 200.