Eu sei que é um assunto extremamente polêmico, mas fiquei com vontade de discutir sobre o tema, afinal percebi ao longo da minha vida e aqui mesmo no site, que as pessoas brancas nunca vão assumir que tem sim privilégios. Nunca vão assumir que tem mais oportunidades, segurança, e até mesmo a forma como são encarados socialmente. Vocês concordam ou discordam? E por quê?
E claro, antes de escrever o que pensam, coloque no comentário a cor/raça que se identificam.
Qual o meu privilégio? Ser quase pobre e escolher entre comprar pão ou guardar dinheiro pro ônibus? Tnc vitimismo do krl a diferença entre um branco pobre e um negro pobre é a mesma e ter um branco rico e um negro rico na prática.
minha familia é branca e nunca vi esses tais privilégios de que vcs tanto falam.
Todos são assaltados, moramos em regiões pobres e perigosas, estudamos em escola publica, nos esforçamos para arranjar nossos empregos etc.
já tive amigos de pele mais escura que tiveram oportunidades de emprego por conta de conhecidos e/ou familiares, que foram capazes de ter aparelhos celulares mais cedo do que eu e outras coisas.
Na escola, todos os moleques que ja me esmurraram eram negros (ou pretos, como queira chamar), nem por isso penso que fui desprivilegiado em relação a força nesses cenarios nem que praticaram racismo contra mim, mas, repito, se temos esses tais privilegios, eu realmente gostaria de saber a quem devo cobrar.
Sou branco e acho que existe sim preconceito racial, isso é inegável, mas em uma população tão miscigenada igual a do Brasil, isso é muito menos impactante do que em outros lugares. Pra mim é importação de pauta americana essa forçação de barra que parte da mídia cria, fazendo ter casos de racismo onde não há, vide aquele cara que foi morto pelo segurança do Carrefour.
No Brasil o preconceito é muito mais por renda que por raça. Um negro com Rolex no pulso e terno da Armani não vai ser alvo de racismo facilmente, agora um negro de camisa do Flamengo, cabeça descolorida e bermuda Cyclone vai.
Sem falar que estudei com negros que tiveram muito mais oportunidade na vida que brancos da mesma turma. O pai de um lá era dono de supermercado, enquanto o outro, branco, praticamente passava fome.
Eu sou pardo e não lembro de ter sofrido discriminação por causa da minha cor de pele, na verdade já sofri na escola por outra pessoa com a pele mais escura que a minha.. mas éramos crianças.
Sim, sou pardo, mas no Brasil posso lido como branco. Já presenciei situações onde a minha cor prevaleceu preferência, também o que os amigos que eu tive que eram negros passavam por situação de constrangimento só por serem negros.
Concordo com tudo, eu trabalhava em uma empresa privada de porte pequeno, mais ou menos uns 40 funcionários, na entrevista tinha somente 1 negro, na empresa toda nao tinha nenhum negro nem moreno, fui contratado junto com 1 cara e uma mina, pra mim rola isso sim, acho muito estranho, e sou privilegiado em tudo praticamente
sou branca/loira e todo mundo acha que sou rica (mas não sou), não é porque a pessoa é branca, que ela já vai nascer com um milhão de reais, tem esse tipo de achismo de que todo branco tem dinheiro e não temos kkkkk
Não concordo porque não é só questão da cor. Sim, muitas pessoas brancas vivem melhor mas não é porque elas são brancas, normalmente são porque tem uma família estruturada, ambos os pais estudaram e conseguiram uma carreira, então o filho vai ter uma vida melhor com mais acesso, a mesma coisa se for um casal de negros.
O problema é que muitas famílias de pessoas negras são mal estruturadas, os pais que não receberam educação não passam pros filhos, normalmente deixam seus filhos soltos na rua, o que você mais ver por aí só crianças morenas e negras na rua e NÃO, não é porque a mãe é pobre ou trabalha o dia inteiro. E sim porque simplesmente fazem filhos e não gostam de criar, tirando a quantidade de filhos que têm. Resultado? Mais pessoas negras com nível de educação baixo, em subempregos, isso quando as crianças não aprendem coisa errada na rua.
Não sou branca nem negra, se isso faz alguma diferença.
Sou branca. Sinceridade, nunca me vi tendo privilégio algum. Não, não me seguem em lojas e nenhum segurança me para, isso é fato, mas de um modo geral nunca tive nada fácil. Nunca consegui emprego fácil por ser branca, tudo pra mim sempre foi na luta, correndo muito atrás e recebendo inúmeros nãos.
Branco pobre só se fode, as portas não se abrem magicamente.
Vou falar para você ir discutir isso com meus pais, que são brancos, mas que nasceram morando no meio do nada, com 7 anos trabalhava no canavial para ajudar em casa, que tiveram que manter 2 empregos para conseguir ter uma casa e a vida que conquistaram. Que tiveram a casa roubada mais de 5 vezes, que apanhavam de vara verde e não tiveram a chance de terminar os estudos. Enfim, brancos privilegiados.
Eu sou branca e assumo que, mesmo não sendo minha intenção, mesmo que eu não tenha pedido por isso, tenho privilégios sim! E sim, eu sou branca, então eu surfo nesse privilégio, pq eu nasci assim, tlg?
E eu apoio movimentos contra o Racismo! Não sei mtt bem oq tenho que fazer para parar tal ato, pq é além de mim, envolve outras pessoas que são problemáticas e não sabem respeitar os outros!
Sou branca e tenho um irmão negro, fomos criados juntos e somos pobres. Sempre fomos tratados diferentes pela sociedade, meu irmão já foi confudido com bandido, quando ele entra em um lugar algumas pessoas já ficam de olho nele. Enquanto comigo nunca acontecu essas coisas. Então, nós brancos somos previlegiados sim