elas respondem
Então fique com as ervas que produziu todas para você e me convide pra acabar com elas logo, ao invés de vender
Não.
A classe operária tudo produz para que alguns fiquem bem na vida com isso.
Não num sistema capitalista.
Chegará o dia em q estará TD dominado pela classe operária, véi é sério!
Os meios de produção pertencem a quem?
Deveria, né? Mas alguém sempre tem q ser o fodido enquanto o outro é o fodedor, é a vida skksksks
eles respondem
Ela é paga para produzir,então não.
Marx só não explicou que o cara que fabrica parafuso só vai ter direito de ter parafuso. o padeiro só vai ter pão, o agricultor só vai ter o que plantar. ele fala como se todo mundo teria de tudo. por isso nunca deu certo. no geral transformava todos os pobres. o unico rico era o proprio governo.
Mas o operário depende do empregador assim como o empregador depende do operário, é uma troca.
Se tudo pertence a classe operária, quem vai criar, administrar e inovar o que ele produz?
Se você for ver, o empregador também é um operário, só que com a capacidade técnica e criativa de gerir o negócio, por isso ele tem mais "privilégios".
A classe operária vem apenas com a força e não com a intelectualidade, logo não tem como dizer que tudo é dele, porque não é só com a força que se constrói algo inovador.
Não. Se não fosse pelo capital investido além de toda a ideia que pertence ao empresário comprou, não haveria matéria prima, maquinário e equipamentos nem nada. Aquilo tudo tem dono. Eu por exemplo, tenho uma empresa que fabrica e vende lápis modernos que não poluem o ambiente e dura, mais tempo.. Eu tive a ideia inovadora, investi dinheiro do meu próprio bolso e construí uma grande corporação. Mas a fábrica precisa de trabalhadores. Depois de todo o tempo, dinheiro e inovação que veio de MIM, porque o operário deveria ficar com tudo, sendo que ele só se especializa em uma mísera e minúscula parte de toda produção, e pode fazer um trabalho simples e substituível? Por que todo o meu trabalho intelectual e monetário, que pode revolucionar a saúde, a tecnologia ou o mercado, deve ter seus lucros por alguém que só montou uma parte daquele produto/serviço? Não fui eu que fiquei horas e horas, dias e madrugadas tentando montar e concretizar minha ideia? Pra um zé ninguém ir lá e ficar com o que é meu?
Ou vamos super que eu criei uma história em quadrinhos. Criei os personagens, a história, o roteiro, a minha própria editora, o mundo fictício… Só falta contratar desenhistas, coloristas etc… certo? Quase tudo veio de mim, porque o desenhista, ou o colorista, que só está lá para desenhar, teria algum direito sobre a propriedade dos meus personagens, mundo e etc?
Por isso essa frase é a mais burra. A ideia inovadora é minha, o capital e recursos são majoritariamente meus, o RISCO é meu. Se o negócio der errado, quem se fode sou eu, enquanto o operário pode achar trabalho em vários outros lugares, pois ele só se especializa em uma pequena parte da linha de produção, e não tem direito a nada que não o pagamento pelo trabalho bem feito.
É claro isso vai depender de negócio pra negócio, linha de produção etc… em pequenos e médios negócios, os empresários TAMBÉM agem como operários. Então tudo devia ser deles também.
Não.
Até porquê a matéria prima não é comparada pelos operários. O mesmo sobre o ambiente de trabalho, o maquinário e a logística envolvida, não são custeadas pelos funcionários.
Os funcionários concordam em trocar sua força de trabalho pelo dinheiro, não pela matéria prima ou óleo produto final.
Não pq o sistema capitalista não funciona assim
Puta merda!
Pertencemos aos chineses então?!.
Ninguém produz alguma coisa do nada, só Deus. Se alguém faz uma escultura de uma árvore por exemplo, aquela árvore já existia antes e pertencia à natureza. A produção deve sim ser valorizada, porém modificar algo não significa ter posse natural desse algo.
Óbvio que não.
Essa ideia destrói o conceito de propriedade privada.
E propriedade privada tem que ser absoluta.
A propriedade é sua e pronto, você faz com ela oque quiser.
O que é meu, é meu, o que é seu, é nosso
Tudo o que você INVESTE e produz, é seu.
Óbvio, o salário que o proletariado recebe, não condiz com o valor real de seu trabalho. A classe operária não tem nada a perder com uma revolução comunista
Verdade, Marx está certo.
Infelizmente é crucificado até hoje.
Sim, mas a gente empresta aos capitalistas e eles revendem no mercado.