1.18K  29/07/2022 06h21

— Dissertem

eles perguntam
8 17
elas respondem
anônima
11/12/2021 16h49
Vai dormir, maconheiro.
Loo
11/12/2021 16h27
É muito marx na cachola
11/12/2021 16h24
Então fique com as ervas que produziu todas para você e me convide pra acabar com elas logo, ao invés de vender
11/12/2021 16h24
Não.
A classe operária tudo produz para que alguns fiquem bem na vida com isso.
21/12/2021 12h38
Não num sistema capitalista.
Chegará o dia em q estará TD dominado pela classe operária, véi é sério!
anônima
21/12/2021 11h19
Os meios de produção pertencem a quem?
21/12/2021 11h23
Vou chamar a policia
anônima
21/12/2021 11h24
Deveria, né? Mas alguém sempre tem q ser o fodido enquanto o outro é o fodedor, é a vida skksksks
eles respondem
anônimo
11/12/2021 16h26
Ela é paga para produzir,então não.
anônimo
11/12/2021 16h26
Marx só não explicou que o cara que fabrica parafuso só vai ter direito de ter parafuso. o padeiro só vai ter pão, o agricultor só vai ter o que plantar. ele fala como se todo mundo teria de tudo. por isso nunca deu certo. no geral transformava todos os pobres. o unico rico era o proprio governo.
11/12/2021 16h50
Mas o operário depende do empregador assim como o empregador depende do operário, é uma troca.

Se tudo pertence a classe operária, quem vai criar, administrar e inovar o que ele produz?

Se você for ver, o empregador também é um operário, só que com a capacidade técnica e criativa de gerir o negócio, por isso ele tem mais "privilégios".

A classe operária vem apenas com a força e não com a intelectualidade, logo não tem como dizer que tudo é dele, porque não é só com a força que se constrói algo inovador.
anônimo
11/12/2021 16h37
Não. Se não fosse pelo capital investido além de toda a ideia que pertence ao empresário comprou, não haveria matéria prima, maquinário e equipamentos nem nada. Aquilo tudo tem dono. Eu por exemplo, tenho uma empresa que fabrica e vende lápis modernos que não poluem o ambiente e dura, mais tempo.. Eu tive a ideia inovadora, investi dinheiro do meu próprio bolso e construí uma grande corporação. Mas a fábrica precisa de trabalhadores. Depois de todo o tempo, dinheiro e inovação que veio de MIM, porque o operário deveria ficar com tudo, sendo que ele só se especializa em uma mísera e minúscula parte de toda produção, e pode fazer um trabalho simples e substituível? Por que todo o meu trabalho intelectual e monetário, que pode revolucionar a saúde, a tecnologia ou o mercado, deve ter seus lucros por alguém que só montou uma parte daquele produto/serviço? Não fui eu que fiquei horas e horas, dias e madrugadas tentando montar e concretizar minha ideia? Pra um zé ninguém ir lá e ficar com o que é meu?
Ou vamos super que eu criei uma história em quadrinhos. Criei os personagens, a história, o roteiro, a minha própria editora, o mundo fictício… Só falta contratar desenhistas, coloristas etc… certo? Quase tudo veio de mim, porque o desenhista, ou o colorista, que só está lá para desenhar, teria algum direito sobre a propriedade dos meus personagens, mundo e etc?
Por isso essa frase é a mais burra. A ideia inovadora é minha, o capital e recursos são majoritariamente meus, o RISCO é meu. Se o negócio der errado, quem se fode sou eu, enquanto o operário pode achar trabalho em vários outros lugares, pois ele só se especializa em uma pequena parte da linha de produção, e não tem direito a nada que não o pagamento pelo trabalho bem feito.

É claro isso vai depender de negócio pra negócio, linha de produção etc… em pequenos e médios negócios, os empresários TAMBÉM agem como operários. Então tudo devia ser deles também.
21/12/2021 11h23
Não.
Até porquê a matéria prima não é comparada pelos operários. O mesmo sobre o ambiente de trabalho, o maquinário e a logística envolvida, não são custeadas pelos funcionários.

Os funcionários concordam em trocar sua força de trabalho pelo dinheiro, não pela matéria prima ou óleo produto final.
anônimo
21/12/2021 11h02
Infelizmente não
11/12/2021 16h25
Não pq o sistema capitalista não funciona assim
11/12/2021 16h23
Não, é tudo do governo.
21/12/2021 11h04
Puta merda!
Pertencemos aos chineses então?!.
21/12/2021 11h22
Ninguém produz alguma coisa do nada, só Deus. Se alguém faz uma escultura de uma árvore por exemplo, aquela árvore já existia antes e pertencia à natureza. A produção deve sim ser valorizada, porém modificar algo não significa ter posse natural desse algo.
anônimo
21/12/2021 11h31
Óbvio que não.
Essa ideia destrói o conceito de propriedade privada.
E propriedade privada tem que ser absoluta.
A propriedade é sua e pronto, você faz com ela oque quiser.
21/12/2021 11h18
O que é meu, é meu, o que é seu, é nosso
21/12/2021 11h13
Tudo o que você INVESTE e produz, é seu.
21/12/2021 11h28
Óbvio, o salário que o proletariado recebe, não condiz com o valor real de seu trabalho. A classe operária não tem nada a perder com uma revolução comunista
11/12/2021 16h25
Verdade, Marx está certo.
Infelizmente é crucificado até hoje.
anônimo
29/07/2022 06h21
Sim, mas a gente empresta aos capitalistas e eles revendem no mercado.