Não é para sobre seu lado político e sim para pensar um pouco, independência se vc é de esquerda ou direta, tem q saber que alguma coisa do seu lado pode ser ruim e é feio ignorar essa possibilidade.

elas perguntam
9 3
eles respondem
15/12/2021 12h18
Não vejo os problemas que geralmente atribuem ao capitalismo como sendo, de fato, "culpa do capitalismo". Aqui mesmo nessa questão existem algumas menções à desigualdade social, mas desigualdade é algo intrínseco, não só à humanidade, mas ao mundo de forma geral. Dentro de cada espécie animal existe uma hierarquia, por exemplo, mais brutal que a humana, onde quem fica no topo recebe tudo do bom e do melhor e quem não está no topo vive de sobras por assim dizer. Embora exista formas de desigualdades artificiais, atribuir o "problema" da desigualdade ao capitalismo é um grande erro.

De modo geral, essa expectativa de que o capitalismo produza uma sociedade ideal parece vir principalmente de pessoas que compartilham o que Thomas Sowell chama de "visão irrestrita". Conflitos, violência, ganância, desigualdade, pobreza e vários outros problemas sempre existiram e sempre existirão; há pessoas que nunca sairão da pobreza por culpa própria e nenhuma sociedade arranjada por um design inteligente vai solucionar isso. Nem o capitalismo solucionou isso, mas em nenhum momento da história e sob nenhum outro sistema tantas pessoas puderam viver sob um padrão de vida tão alto por tanto tempo quanto nos últimos 200 anos.

Talvez esteja um pouco fora de contexto, mas é um discurso legal e engraçado do Sowell sobre tradeoffs vs soluções.
anônimo
15/12/2021 08h07
Desigualdade social.
anônimo
15/12/2021 08h11
Não existe uma sociedade sem capital, não tem como manter um estado em ordem sem o socialismo. Ou seja, ambos tem que andar lado a lado. Nem 100% capitalismo, nem 100% socialismo. Mas o problema aqui são os corruptos. Sempre tirando da maioria. Roubando dos pobres e levando as elites !
15/12/2021 09h57
Não há sistema perfeito, o capitalismo funciona mas também tem seus problemas. Ganância, exploração, extrema pobreza, pirâmides, possibilidade de desequilíbrios econômicos, entre outros.
15/12/2021 09h59
Pior parte do capitalismo e a desigualdade.
15/12/2021 08h19
Não existe lado ruim no capitalismo.
Todos têm oportunidade de mudar de vida através da meritocracia.
15/12/2021 09h51
Só tem lado bom.
anônimo
15/12/2021 12h22
O desgaste do meio ambiente.
15/12/2021 12h24
Eu gosto do capitalismo, acho que é o sistema econômico menos ruim. Porém, tem sim pontos negativos. Nem sempre o trabalhador é remunerado como merece. Ou seja, pode ter exploração.
elas respondem
15/12/2021 08h06
Desigualdade social.

Ponto positivo: liberdade financeira.

Vejo a China, China só está se tornando grande potência, porque ela adotou mercados capitalistas.

Veja: TikTok, Shopee e Shein tudo são da China.
anônima
15/12/2021 12h20
A finitude dos recursos aumenta a desigualdade entre pessoas, porque obviamente algumas terão mais do que outras.
Loo
15/12/2021 12h25
“Você é a prova viva que o Capitalismo deu certo. Seja lá o valor que você atribui a sua própria vida.”