Exemplo: o pai da minha amiga morreu e quando a avó dela pergunta sobre ele, ela mente e diz que está viajando. Tendo em vista que se trata de uma idosa com sérios problemas de saúde, não convém dizer a verdade.

eles perguntam
7 6
elas respondem
anônima
28/12/2021 09h31
28/12/2021 08h45
As vezes é necessário sim, infelizmente. Minha bisavó tem seus 96 anos, o filho dela cometeu suicídio e as filhas não disseram o que aconteceu de fato. Falaram que ele pegou Covid-19 e como era fumante não resistiu.
Com minha mãe também omito o que está se passando com meu irmão, ela já teve depressão duas vezes e é complicado, pois eu quero viver minha vida, fico imaginando como vou trabalhar com esse povo com depressão, então evito o máximo de preocupação.
28/12/2021 09h18
Nesse caso é para evitar um mal maior, então acho válido sim, agora sair mentindo compulsoriamente, não.
28/12/2021 09h28
Não sei. No caso da sua amiga, infelizmente, talvez tenha sido necessário por um breve período. Uma hora, a idosa saberá que faleceu, pois ninguém viaja tanto tempo assim sem dar notícias, ou ficará desgostosa por achar que o filho não quer falar com ela. É um tipo de mentira que não se sustenta. Talvez a dor de não ter enterrado o filho seja maior, visto que o velório possui uma finalidade emocional relevante. Uma espécie de despedida. É uma loteria. Ninguém sabe como o outro reagirá nem a própria pessoa sabe.

Ultimamente, eu digo que já tenho o cartão da loja para ter paz.
anônima
28/12/2021 09h38
Sim
anônima
28/12/2021 09h47
Em determinadas situações é necessário sim. Quando meu unico filho recebeu uma proposta maravilhosa e irrecusável de emprego na area dele, do outro lado do mundo, ele não queria ir para não me deixar sozinha e mal. Entao eu disse que ficaria bem com certeza e que ele fosse. Depois de muita insistencia minha e mentir o tempo todo dizendo que eu iria ficar bem ele então aceitou.

Claro que eu sabia que jamais iria ficar bem, entrei numa depressão muito profunda, e ele em sonha, acha que estou ótima. Mas ao menos ele está otimo, ganhando muito bem e feliz.
Loo
28/12/2021 10h46
Mentira existe e sempre vai existir
eles respondem
28/12/2021 09h20
Acho isso crueldade com a veia.
Se alguém próximo a mim morresse, gostaria de saber, mesmo que isso me causasse dor.

Mentir pode ser útil as vezes, até mesmo sem “vitimas”, porém acho que a verdade deve sempre prevalecer.
28/12/2021 09h18
A mentira é muito necessária, se ela não existisse o mundo teria sérios problemas.
A questão é que tem pessoas que faz o uso inapropriado dela, cometendo exageros e delitos.
28/12/2021 09h23
Sim é
28/12/2021 10h39
Com certeza
anônimo
28/12/2021 10h45
Extremamente necessário, muitas vezes mentiras por um bem maior te livram de dores de cabeça
anônimo
28/12/2021 10h46
Nada a ver