Exemplo: o pai da minha amiga morreu e quando a avó dela pergunta sobre ele, ela mente e diz que está viajando. Tendo em vista que se trata de uma idosa com sérios problemas de saúde, não convém dizer a verdade.
As vezes é necessário sim, infelizmente. Minha bisavó tem seus 96 anos, o filho dela cometeu suicídio e as filhas não disseram o que aconteceu de fato. Falaram que ele pegou Covid-19 e como era fumante não resistiu.
Com minha mãe também omito o que está se passando com meu irmão, ela já teve depressão duas vezes e é complicado, pois eu quero viver minha vida, fico imaginando como vou trabalhar com esse povo com depressão, então evito o máximo de preocupação.
Não sei. No caso da sua amiga, infelizmente, talvez tenha sido necessário por um breve período. Uma hora, a idosa saberá que faleceu, pois ninguém viaja tanto tempo assim sem dar notícias, ou ficará desgostosa por achar que o filho não quer falar com ela. É um tipo de mentira que não se sustenta. Talvez a dor de não ter enterrado o filho seja maior, visto que o velório possui uma finalidade emocional relevante. Uma espécie de despedida. É uma loteria. Ninguém sabe como o outro reagirá nem a própria pessoa sabe.
Ultimamente, eu digo que já tenho o cartão da loja para ter paz.
Em determinadas situações é necessário sim. Quando meu unico filho recebeu uma proposta maravilhosa e irrecusável de emprego na area dele, do outro lado do mundo, ele não queria ir para não me deixar sozinha e mal. Entao eu disse que ficaria bem com certeza e que ele fosse. Depois de muita insistencia minha e mentir o tempo todo dizendo que eu iria ficar bem ele então aceitou.
Claro que eu sabia que jamais iria ficar bem, entrei numa depressão muito profunda, e ele em sonha, acha que estou ótima. Mas ao menos ele está otimo, ganhando muito bem e feliz.
A mentira é muito necessária, se ela não existisse o mundo teria sérios problemas.
A questão é que tem pessoas que faz o uso inapropriado dela, cometendo exageros e delitos.