A dor ocorre devido à distensão dos ligamentos de Cowper, em verde na imagem, onde se concentram muitos feixes de nervos e de vasos sanguíneos, provocada pelo estímulo de estrógeno durante esse período, que prolifera tanto o endométrio (revestimento interno do útero) quanto o tecido mamário. Ao menos, essa é a causa mais comum de dor nas mamas, a dor relacionada ao período menstrual.

Vamos ao que interessa
Medidas que podem ajudar a reduzir esse efeito são:
1- Uso de sutiãs esportivos, como tops, feitos com elástico, ajudam a reduzir o efeito da gravidade na distensão sobre os ligamentos de Cowper.
2- Evitar alimentos com xantinas, como café, refrigerantes, chocolates, geralmente alimentos com coloração marrom. As xantinas atuam de forma a contribuir com o efeito do estrógeno.
3- Compressas de água quente podem ajudar a relaxar a musculatura da região e diminuir a tensão sobre os ligamentos de Cowper.
4- O uso de minipílulas (anticoncepcionais que contém apenas progestágenos, como o desogestrel), injetável trimestral, implanom com etonogestrel ou DIU de hormônio (DIU Mirena) como contracepção pode antagonizar com os efeitos do estrógeno, para casos em que a dor seja persistente em muitos ciclos e tenha relevância maior no dia a dia da pessoa. Normalmente, é difícil encontrar Implanom ou DIU MIRENA pelo SUS para o público geral.
5- Uso de analgesia também pode ser cogitado se a dor for relevante inicialmente, mesmo que a dor nas mamas não seja causada pelas prostraglandinas, um inibidor da COX pode ser interessante de ser aplicado pois essa dor pode vir associada a cólica menstrual, que é causada pelas prostraglandinas. COX é uma enzima que transfirma ácido araquidônico em prostraglandinas, essas substâncias estimulam resposta inflamatória.
elas respondem
anônima
03/01/2022 09h22
nada
eu acho legal que meus seios ficam maiores
anônima
03/01/2022 10h15
Ducha quente. O que mais incomoda na verdade são os mamilos. Ficam extremamente doloridos e sensíveis.
03/01/2022 10h16
Compressa eu acho.
03/01/2022 11h07
Eu já tinha esquecido desse detalhe, por isso doeu quando fui tomar banho. Não faço nada.