Religião é um assunto muito delicado, e qualquer uma delas pode ser usada para fazer o bem ou o mal, e repito, seja ela qual for.
O que eu posso dizer Keron, é que você precisa frequentar um local que se sinta bem e acolhida, disse local porque você pode frequentar uma igreja evangélica e não se sentir bem, pode frequentar um terreiro e dizer: Poxa, aqui me sinto leve, em paz, tenho o acolhimento das pessoas.
Já li muito pouco sobre algumas religiões de matriz africana, principalmente, sobre o sincretismo religioso, recomendo que pesquisem.
Veja como são as coisas, os portugueses invadiram as terras em que os índios já habitavam e usaram a religião (cristianismo) como forma de dominação.
Os índios tinham a religião deles, os rituais ao Deus do Sol, Lua, mas chegaram outros povos com uma religião diferente e que impôs como a que deveria ser seguida.
Com os africanos escravizados não foi diferente, houve uma perseguição religiosa contra as religiões de matriz africana. Para conseguir cultuar suas divindades, precisaram disfarçar-las com os nomes dos santos católicos, a exemplo de, Oxalá - Jesus Cristo.
Sobre a questão de sofrer, não entendi se você está fazendo referência a preconceitos. Mas, como toda religião, você segue alguns dogmas e práticas.
No cristianismo, existe a celebração de comer o pão e beber do vinho simbolizando o corpo e o sangue de Cristo. No antigo testamento, os povos também precisavam oferecer sacrifícios a Deus.
No Candomblé não entendo como funciona, mas são feitas oferendas para as divindades.
Eu tive uma vizinha que um espírito possuía o corpo dela, porque pelo pouco que entendo, é preciso cumprir alguns rituais, então alguns espíritos são de criança (eles querem doces - festa de Cosme e Damião), outros pedem sangue, bebidas alcoólicas, etc.
Se você quer ir numa religião que faz coisas boas, sugiro a umbanda mesmo.
Os umbandistas assim como os kardecistas acreditam nós ensinamentos de Jesus e na caridade, só que eles lidam com espíritos em evolução que ajudam limpando energias negativas (de forma explícita, por que toda a religião tem isso) você pode pedir pra recomendarem banho de ervas, passes, até receber conselhos e palavras de carinho.
Uma falange de luz da umbanda que eu recomendo com todas as forças são as dos cablocos e dos pretos velhos, não que sejam melhores, mas os índios e os velhos passam uma vibe maravilhosa na minha opinião.
Você pode se consultar com os Exus tbm, mas eles são da linha da esquerda e essa energia é mais densa (não necessariamente ruim) e geralmente eles são associados a criaturas infernais ou coisas mais mundanas como morte (mas os que são da umbanda geralmente não trabalham pro mal, e eles são espíritos em uma escala mais densa, não demônios).