Herdei problemas respiratórios do meu pai, sou hipocondríaco pois fico doente muito facilmente, tenho distonia focal na mão (tremedeira, mas não é nada grave) e ainda tenho Asperger. Isso é normal?
Todo mundo tem problema, agora resta saber se você vai ficar chorando e lamentando ou se vai levantar a cabeça e vai lutar pra fazer sua vida ser melhor.
Contínuo com minha teoria, toda vez que aparece numa frase "isso é normal?" É uma pergunta merda.
Esse conceito de normal está relacionado apenas a um padrão anatômico baseado em frequência quantitativa. O que é normal na nossa sociedade é o mais frequente. E o mais frequente na nossa sociedade pode não ser o normal em alguma tribo do leste do mundo, onde o mais frequente pode ser outra característica. Ou seja, essa questão de "normal" é uma questão numérica mesmo, quantitativa, que o ser humano criou para facilitar os estudos. Mas pode ter locais por exemplo onde a característica mais frequente é menos do que 50% da população, devido à diversidade de variação que tem nessa população (por exemplo... Em uma população com 25% de pessoas com características A, mais 30% de pessoas com característica B e 45% de pessoas com característica C. A característica C é o padrão, mesmo sendo menos do que 50% do total). Ou seja se é normal ou não, isso é irrelevante. A questão é se vc consegue viver bem com vc mesmo e consegue interagir bem com o ambiente ao seu redor. O físico Stephen Hawking por exemplo poderia até não ser considerado normal de acordo com o padrão quantitativo da sociedade dele, mas isso não impediu ele de viver ou de fazer coisas incríveis.