Segundo o Freud, a personalidade se desenvolve mediante as fases do desenvolvimento oral, anal, genital e fálica (não vou escrever sobre cada uma, pois não vai caber)
Já, segundo a psicologia comportamental, cada
estímulo corresponde uma resposta; a cada causa, um determinado efeito. Assim, dado um antecedente, espera-se o respectivo consequente. Nesse sentido, o comportamento pode ser modelado, ou por reforços positivos que o estimulam e gratificam, ou por reforços negativos, que o inibem. Ou seja, a criação familiar é crucial nesse aspecto.
Enquanto Freud sustentava que as primeiras experiências da infância moldavam a personalidade de modo permanente, Erikson afirmou que o desenvolvimento do ego continua por toda a vida. A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson cobre oito estágios durante o ciclo de vida. Cada etapa envolve uma “crise” de personalidade, uma questão que é particularmente importante naquela fase e que, em certa medida, continuará sendo importante durante toda a vida. As crises surgem de acordo com uma sequência de maturação e devem ser resolvidas satisfatoriamente para um desenvolvimento saudável do ego.
A resolução adequada de cada uma das crises exige o equilíbrio de um traço positivo com um traço negativo correspondente. Embora a qualidade positiva deva predominar, certo grau da qualidade negativa também é necessário. A crise da primeira infância, por exemplo, é "confiança versus desconfiança". As pessoas precisam confiar no mundo e nas pessoas, mas para se proteger dos perigos reais da vida e manter aceso o instinto de sobrevivência, necessitam também de um certo grau de desconfiança. O resultado positivo de cada crise envolve o desenvolvimento de uma virtude ou força particular. No caso dessa primeira crise, a virtude resultante será a esperança.
Assim, segundo Erickson, esses conflitos e suas resoluções (ou não), moldarão a personalidade do indivíduo.
Têm bastante influência no desenvolvimento da personalidade. Não que vá ser igual ou parecido, mas se, por exemplo, a família for agressiva a criança pode vir a ser uma pessoa tímida e acuada.