Óbvio, é onde são criadas as referências.
anônimo
17/02/2022 18h57
Segundo o Freud, a personalidade se desenvolve mediante as fases do desenvolvimento oral, anal, genital e fálica (não vou escrever sobre cada uma, pois não vai caber)

Já, segundo a psicologia comportamental, cada
estímulo corresponde uma resposta; a cada causa, um determinado efeito. Assim, dado um antecedente, espera-se o respectivo consequente. Nesse sentido, o comportamento pode ser modelado, ou por reforços positivos que o estimulam e gratificam, ou por reforços negativos, que o inibem. Ou seja, a criação familiar é crucial nesse aspecto.

Enquanto Freud sustentava que as primeiras experiências da infância moldavam a personalidade de modo permanente, Erikson afirmou que o desenvolvimento do ego continua por toda a vida. A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson cobre oito estágios durante o ciclo de vida. Cada etapa envolve uma “crise” de personalidade, uma questão que é particularmente importante naquela fase e que, em certa medida, continuará sendo importante durante toda a vida. As crises surgem de acordo com uma sequência de maturação e devem ser resolvidas satisfatoriamente para um desenvolvimento saudável do ego.

A resolução adequada de cada uma das crises exige o equilíbrio de um traço positivo com um traço negativo correspondente. Embora a qualidade positiva deva predominar, certo grau da qualidade negativa também é necessário. A crise da primeira infância, por exemplo, é "confiança versus desconfiança". As pessoas precisam confiar no mundo e nas pessoas, mas para se proteger dos perigos reais da vida e manter aceso o instinto de sobrevivência, necessitam também de um certo grau de desconfiança. O resultado positivo de cada crise envolve o desenvolvimento de uma virtude ou força particular. No caso dessa primeira crise, a virtude resultante será a esperança.

Assim, segundo Erickson, esses conflitos e suas resoluções (ou não), moldarão a personalidade do indivíduo.
anônimo
17/02/2022 18h33
Têm bastante influência no desenvolvimento da personalidade. Não que vá ser igual ou parecido, mas se, por exemplo, a família for agressiva a criança pode vir a ser uma pessoa tímida e acuada.
17/02/2022 18h38
Não tem essa, cada um faz o que quer.
As pessoas têm mania de fazer cagada, e colocar a culpa na criação, mas isso não tem nada haver.
17/02/2022 20h55
Claro, a socialização primária é que decide praticamente toda nossa vida, a socialização secundária só ajuda a polir melhor nossa personalidade.
17/02/2022 21h20
Sim, nossa base de comportamento é formada quando a gente é criança
17/02/2022 22h10
Tem um pouco a ver,mas todas as informações da caracteristica da pessoa já estão dentro delas,ai o que faz essas caracteristicas aparecerem é como elas reagem ao ambiente externo.
elas respondem
anônima
17/02/2022 18h33
Com certeza
anônima
17/02/2022 18h27
cara, depende muito.
17/02/2022 19h07
Não exatamente, têm ótimos pais, que dão a melhor educação e exemplo, e o filho(a), resolve dar uma de rebelde!

Isso é da essência e caráter da pessoa.
17/02/2022 20h47
Tem sim, na maioria das vezes está relacionada a maneira que ela foi ensinada/tratada desde a infância.
17/02/2022 20h55
Em certa parte.
anônima
18/02/2022 00h19
Óbvio
18/02/2022 00h25
Totalmente