Meu marido é bombeiro e disse que quando acima de 100bpm é considerado taquicardia, mas que só é considerado um risco se junto tiver os sintomas de tontura etc...
Não é normal não, inclusive acima de 160 já começa a se tornar perigoso.
Se isso acontece mais de 1 vez por semana sem motivo aparente, é provável que você tenha algum tipo de arritmia e não saiba.
Uma vez eu li um artigo científico dizendo que um coração saudável deve bater entre 48 a 98 batimentos por minuto em situações normais, sem estresse físico ou mental.
Em geral, um coração mais lento (bradicardia) não é um grande problema, desde que não haja sintomas como fraqueza, tontura, desmaio... ou cardiopatias associados. Neste caso, mudanças no estilo de vida ou até mesmo um implante de um pequeno marca-passo se faz necessário.
Já um coração acelerado (taquicardia) é muito mais perigoso pois afeta diretamente o músculo do coração, podendo evoluir para arritmias malignas, infartos, parada cardíaca ou insuficiência cardíaca, que é quando o coração se torna fraco. Neste caso, mudanças no estilo de vida, medicações, ou até implantes de desfibrilador cardíaco podem ser necessário.
Você deve prestar atenção nos seus batimentos, pois isso pode ter consequências graves. Talvez você deva procurar um médico para fazer exames e excluir doenças cardíacas.
Medicações ou problemas hormonais também podem interferir nos batimentos cardíacos.