Como economista não tenho nem teria. As moedas virtuais estão passando por um efeito manada que vai deixar muita gente pobre. A Bitcoin já sofreu um ataque cracker bem sucedido, que foi logo descoberto e resolvido. Mas isto coloca em dúvida a sua indestrutibilidade. Com os surtos especulativos ela perdeu também as características de unidade de valor e meio de troca. Nao há dúvida que o meio de pagamento futuro será virtual, mas estas moedas não tem reserva de valor nem responsabilidade de órgão emissor e logo perderão a conversibilidade. Nesta semana passada perderam 30% do seu valor.
Sim, não enxergo como investimento, mas como proteção de valor. Mas também não recomendo colocar muito dinheiro e, pelo amor de Deus, compre em baixa.
E pra proteger decentemente o patrimônio recomendo não só BitCoin, mas ouro e prata (físicos, por favor não terceirize a custódia de nada).
Para quem não está preocupado com inflação, imagino que já tenham visto a notícia de que o Bacen vai lançar a nota de 200 reais do lobo-guará agora em agosto.