Acordo pré-nupcial nada mais é do que um documento (que deve ser devidamente registrado) que estabelecem algumas regras na convivência durante o casamento e também asseguram direitos patrimoniais e de família.
Contrato ou acordo requisitado por casais que visam alternativas para a convenção matrimonial que vigora na nossa lei, especialmente no que se refere a "partilha de bens"
Geralmente solicitado na vigência de relacionamento estável ou por noivos.
O que chama mais atenção nesse tipo de "acordo" são as cláusulas, comum de casais estabelecerem algumas regras como por exemplo:
Indenizatória caso ocorra infidelidade.
Alguns afazeres como por exemplo buscar o filho na escolha, ou em tal dia... entre outras regras pessoais (que não violem a lei ou o direito da pessoa humana) que vão influenciar na convivência durante casamento e caso se separam tbm.

Você faria ou aceitaria tal exigência? Estipularia alguma regra/ ou obrigatoriedade?

elas perguntam
18 7
eles respondem
anônimo
05/05/2022 23h27
Eu não ligo pra essas coisas, se tentar toma o que é meu, morre.
05/05/2022 23h33
Eu não pediria vc só caso se eu tiver plena confiança, mas se ela pedir eu assino tranquilo, não quero nada que não seja meu por direito, nada que não tenha meu sangue e suor.
Mas isso falando da parte financeira, quanto a questão de obrigações cada caso é um caso, mas a princípio acho desnecessário colocar no papel certas coisas.
05/05/2022 23h28
Cláusulas

1° cláusula: a nubente deve transar no mínimo todos os dias.
2° cláusula: Sr. Trafic se reserva no direito de ter uma amante.
05/05/2022 23h31
Tenho opinião sobre isso, mas como não penso em casar a pergunta não é pra mim.
05/05/2022 23h41
O ideal seria não precisar de um papel para algum combinado matrimonial. E ainda, se acordos fossem rompidos, que uma simples separação e término de relacionamento fossem a consequência , como é na vida real
26/05/2022 09h46
Não penso em nada.
07/05/2022 07h39
Nessa historia de casamento me dei mal :'(
anônimo
06/05/2022 21h50
Com essa sociedade de hoje em dia, só louco casa!
06/05/2022 20h59
Não penso em me casar mas se caso eu fosse seria com alguém de extrema confiança, menos que isso eu não me casaria e muito menos faria um acordo para fazer dar certo.
anônimo
06/05/2022 20h52
Desnecessário, não faria. Mas se as pessoas acham que precisa, é bom fazer.
anônimo
06/05/2022 19h23
"Indenizatória caso ocorra infidelidade."

Essa aqui.De resto,acho desnecessário colocar regras no convívio.
anônimo
06/05/2022 19h23
Deus me livre, quanto mais cláusula no contrato mais caro fica, quem tem sorte é solteiro.
anônimo
06/05/2022 19h20
Tem como cobrar isso?
anônimo
06/05/2022 18h13
Não penso, tenho juízo
06/05/2022 18h00
Legalmente, o casamento é um contrato de sociedade civil, mas é padrão e com suas peculiaridades para defender a família e os descendentes.
Esses acordos, não sei se são aceitos legalmente, pode ter divergências legais.
Uma traição por exemplo, não pode ser punida com indenização, o que pode, é no caso de exposição vexatória, talvez tenha algo na lei.
Estava escrevendo sobre o fair play, que é uma lei moral, que não está no papel mas é muito respeitada no esporte. Acho que o casamento, tem que ter esse “FairPlay “ moral, independente do que diz a lei escrita.

“ Nem vou me dar ao trabalho de ler o código civil. Nenhuma lei me obriga a te amar. Te amo por vontade própria!”
05/05/2022 23h41
Não penso nada.
05/05/2022 23h34
Esses acordos não valem de quase nada, especialmente para os homens! Quando o juiz percebe que a mulher estará sendo desfavorecida em divórcio, mesmo que tenha feito um acordo, sempre dão um jeito de aplicar o que mais favorece a mulher pq ela geralmente fica com os filhos. Está cheio de casos em que acordos são desrespeitados pq o juiz alega que eles não podem sobressair sobre leis maiores e que estão hierarquicamente acima!! É melhor do que nada mais não garante po##a nenhuma.
elas respondem
anônima
06/05/2022 18h04
Não assinaria. Hoje estou abrindo mão de tudo pra ter a minha paz.
06/05/2022 19h21
Irrelevante.
06/05/2022 19h19
Não acho necessário.
Relacionamentos têm que ser naturais e é na convivência que os acertos são definidos.
06/05/2022 18h10
não aceitaria e nem faria. no máximo aceitaria um contrato de "namoro" caso estivesse morando junto e n quisesse configurar união estável.
05/05/2022 23h30
Eu acho que isso seria algo simples de resolver. O meu parceiro é livre pra escolher o acordo que preferir, eu não misturo questões financeiras em um relacionamento, ao menos que a pessoa que esteja comigo queira "crescer junto" e goste dessas coisas. Se for alguém mais independente, é ok também. Sou flexível, dinheiro é algo que pretendo conquistar com ou sem alguém.

Também não colocaria "regras". Acho que tudo que é forçado, não dura.
anônima
05/05/2022 23h29
Alto lá Primeiramente eu não me casaria
05/05/2022 23h29
Acho que não faria