Estou conhecendo um rapaz, nós já saímos 2 vezes e conversamos quase sempre. Esses dias ele me revelou que faz psicoterapia e tem diagnóstico de borderline. Ele é um pouco carente as vezes, mas tirando isso n notei nada demais. Tenho medo de não saber lidar caso ele apresente algum problema decorrente do transtorno e acabar magoando muito ele, mas tbm posso estar exagerando. Vocês já se relacionaram com alguém assim? Tem algum conselho?

elas perguntam
9 7
eles respondem
anônimo
21/04/2023 19h28
É compreensível que você esteja preocupada com a situação, mas é importante lembrar que muitas pessoas com diagnóstico de borderline levam vidas felizes e bem-sucedidas com a ajuda da psicoterapia e tratamentos adequados. Também é importante lembrar que cada pessoa é única e pode apresentar diferentes sintomas ou necessidades.

Se você está interessada nessa pessoa e quer continuar a conhecê-la, aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-la a lidar com a situação:

Eduque-se sobre o transtorno: Procure aprender mais sobre o transtorno de personalidade borderline, suas características e sintomas. Isso pode ajudá-la a entender melhor o que seu parceiro está passando e como apoiá-lo melhor.

Comunique-se com ele: É importante que você converse com ele sobre as necessidades dele e como você pode apoiá-lo, caso ele precise. Pergunte a ele como ele prefere ser apoiado em momentos de dificuldade e como você pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas.

Estabeleça limites saudáveis: É importante que você estabeleça limites saudáveis para si mesma, como por exemplo, comunicar claramente quando você se sente desconfortável ou quando precisa de espaço. Isso não significa que você não deve apoiá-lo, mas é importante que você também cuide de si mesma.

Seja paciente e compreensiva: Lembre-se de que as pessoas com transtorno de personalidade borderline podem ter dificuldades em gerenciar suas emoções e pode ser difícil para elas estabelecer relacionamentos saudáveis. Portanto, seja paciente e compreensiva com ele.

Considere a possibilidade de buscar ajuda profissional: Se você sentir que precisa de mais orientação sobre como lidar com a situação, considere a possibilidade de buscar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta de casal.

Em resumo, a chave para lidar com uma pessoa com transtorno de personalidade borderline é educar-se sobre o transtorno, comunicar-se abertamente com ele, estabelecer limites saudáveis e ser paciente e compreensiva.
anônimo
14/05/2022 19h46
Não, são pessoas loucas.
anônimo
14/05/2022 19h28
Sim, já me relacionei.
É muito desgastante.
anônimo
14/05/2022 19h28
não
14/05/2022 19h52
Conheço duas pessoas, mas nunca me relacionei.
08/10/2022 19h22
Já conheci muitas.
anônimo
08/10/2022 19h23
Já conheci
elas respondem
anônima
08/10/2022 19h20
Quem é borderline faz tempestade em copo d'água. Tudo q vc falar q for desagradável p ele, vai ser um drama gigantesco. Vc terá q viver pisando em ovos.
14/05/2022 19h31
Fico longe de todo Cluster B. Bom ele estar se tratando, se isso mudar:

C
O
R
A
anônima
19/09/2022 18h06
Terminei um namoro com um. A relação foi um inferno. Eu pisava em ovos, tudo era gatilho p cara estourar
anônima
21/04/2023 17h53
Não pq eu tenho
anônima
21/04/2023 17h54
Não
21/04/2023 18h05
Já me relacionei.
No caso quem sairá com o psicológico destruído é vc, e não ele
21/04/2023 19h26
Nunca me relacionei com um, mais conheço alguns assim