Seja nas relações interpessoais ou amorosa. Há quem considere a manifestação do ciúme fundamental para constatação de valorização, bem-querer de cuidado, afeto... pois não há indiferença a estímulos ou circunstâncias que possivelmente requeiram uma reação do parceiro(a).

É sabido que ciúme pode gerar a possessividade(patologia) e ser altamente destrutivo. Porém há os que consideram o ciúme(s) "moderado" aceitável, até mesmo fofinho. Sem que haja excesso -tenuidade- no entanto delimitando algumas ações ou impondo outras como forma preventiva para a continuidade ou bem-estar da relação.
O que você pensa a respeito? Já foi vítima de ciúmes ou sentiu ciúmes mas não se deixou levar pelo excesso dele?

elas perguntam
23 16
eles respondem
20/05/2022 21h37
Recentemente passei a enxergar o ciume como prova de amor sim,mas claro que de leve,espeta mas não fura.
anônimo
16/05/2022 23h39
Óbvio que sim, ciúme é natural, o ser humano é individualista. Favor não confundirem ciúme com o ciúme doentio, com possessividade, esse é prova de doença mental, só se for.
anônimo
16/05/2022 23h37
parece a hope mikaelson nesse rg
16/05/2022 23h59
É natural mas em excesso é destrutivo, se não consegue controlar acaba consumindo todo o relacionamento.
Acho se eu fosse escolher uma prova de amor não seria demonstração de ciúmes.
17/05/2022 00h13
Não é prova de amor, mas acaba acontecendo involuntariamente. Sabendo controlar, avaliando a situação não chega a ser uma doença. Mas do contrário, é uma das piores coisas da vida, surge um mundo paralelo onde tudo é uma conspiração de infidelidade.
Já fui vítima de ciúmes doentio, não é fácil conviver.

“ Tenho ciúmes do seu travesseiro! Meu peito é o lugar certo para você ter uma linda noite de sono.”
anônimo
17/05/2022 00h11
Ciúme é prova de doença.
21/05/2022 01h43
Ciúmes é prova de insegurança, imaturidade e até de doença.
20/05/2022 21h44
Quem ama sente um pouco de ciúmes n é normal quando é algo exacerbado
anônimo
20/05/2022 21h49
Não.
20/05/2022 23h32
De uma certa forma é, porque se você sente ciúme, é porque se importa e isso é uma forma de demonstrar amor, só é ruim, se a pessoa não estiver controle, virar aquele ciúme possessivo.
anônimo
17/05/2022 02h16
A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
17/05/2022 07h07
Não, muitos sem noção fizeram atrocidades por causa do ciúme doido que carrega dentro dele.
17/05/2022 02h10
Sim, principalmente quando o homem mata a mulher pra não ter que vê-la com outro, seria impossível viver assim. É muito amor envolvido.
17/05/2022 09h26
ciúmes é doença.
nada de prova de amor.
17/05/2022 09h54
Se o ciúmes não for doentio, é uma prova de amor
anônimo
17/05/2022 00h12
Sim, gosto de mulher ciumenta
16/05/2022 23h41
Quem gosta sente ciúmes.
16/05/2022 23h55
Só o possessivo doentio.
16/05/2022 23h42
Ciúme tem limite, e a medida que amadurecemos esse limite vai encurtando, ciúme exagerado não é prova de amor, é apenas prova de que a pessoa é possessiva.
anônimo
16/05/2022 23h44
Sou ciumento e é muito difícil lidar.
Relacionamento em si é muito complicado, eu ja levantei algumas questões sobre esses temas pra ver a opinião dos outros usuários. Porém vi que eles estão na mesma situação que eu ou pior.
16/05/2022 23h54
Acredito que a maioria não sabem o limite com a outra pessoa
16/05/2022 23h52
Nem li, mas ciúmes é falta de confiança no outro é falta de confiança em si mesmo.
anônimo
20/05/2022 21h42
Nunca namoraria uma feminista!
elas respondem
anônima
17/05/2022 07h17
Ciúme é normal. Reação emocional e psicológica quase automática ao se deparar com algum indício de possibilidade de perda. Até aí é compreensível. Passa daí se torna um problema.
Não consigo entender como tem mulheres que ainda pedem dicas de como estimular ciúmes no parceiro. Parece uma pessoa perturbada. Uma mente barulhenta e um emocional esfrangalhado porque não é normal, enquanto tem pessoas sendo assassinadas por ciúmes do(a) parceiro (a) tem quem busque isso.
É...piadas de mau gosto da vida.
anônima
20/05/2022 21h38
Depende! No meu caso eu diria que é um termômetro de sentimento. Se tenho ciúmes é porque gosto, se deixar de ter é porque desgostei.
Cada um é de um jeito.
16/05/2022 23h55
Mais importante que não sentir, é não demonstrar. O básico para não desgastar uma relação. Ciúme vem do medo de perder, e esse medo de perder, parando para analisar, não tem sentido algum. É uma insegurança infundada e que te faz virar um monstrinho. Mas as pessoas não lutam contra isso e querem saber 24h por dia como, o que e com quem.
17/05/2022 09h15
Ciúmes é mais um dos muitos sentimentos que o ser humano tem. Acho que é até normal ter, se dentro de um limite saudável, claro. Não acredito que seja uma forma de provar amor. Eu por exemplo não tenho ciúmes, nunca tive ciúmes de nada, inclusive sou chamada de fria por não ter este sentimento. Talvez por este motivo eu não consiga desenvolver mais sobre o tema.
anônima
21/05/2022 01h12
não
anônima
20/05/2022 21h43
Kkkkkkkk nada a ver
20/05/2022 21h40
Um pouquinho sim agora de mais ai não
anônima
20/05/2022 21h39
Coisa de gente doente
20/05/2022 21h45
Na maioria das vezes, sim.
anônima
17/05/2022 09h28
Não...de insegurança e desconfiança!
Ciúme excessivo pode ser até um sintoma que denuncia quem esta traindo ou de alguém que quer dominar a vida do companheiro.
anônima
17/05/2022 00h02
Sou um tanto obssessiva, por isso acho primordial que meu parceiro seja ao menos um pouco ciumento. Para a minha pessoa, ciumes é sim sinal de que a pessoa tem medo de te perder, então a pessoa realmente gosta de vc.

Claro que não estou falando sobre casos que ultrapassam os limites do legalmente aceitável, ou a barreira do bem estar no relacionamento.

Me julguem...
16/05/2022 23h39
Ciúme normal, sim. O doentio, não.
anônima
16/05/2022 23h41
Ciúme é natural, mas obsessão não
16/05/2022 23h45
Não necessariamente. Tem gente que sente ciúmes por uma questão de egocentrismo, e outras não sentem ciúmes porque são seguras de si e têm confiança no parceiro.
anônima
16/05/2022 23h41
Não, mas eu já fui esse tipo de pessoa possessiva.