Seja nas relações interpessoais ou amorosa. Há quem considere a manifestação do ciúme fundamental para constatação de valorização, bem-querer de cuidado, afeto... pois não há indiferença a estímulos ou circunstâncias que possivelmente requeiram uma reação do parceiro(a).
É sabido que ciúme pode gerar a possessividade(patologia) e ser altamente destrutivo. Porém há os que consideram o ciúme(s) "moderado" aceitável, até mesmo fofinho. Sem que haja excesso -tenuidade- no entanto delimitando algumas ações ou impondo outras como forma preventiva para a continuidade ou bem-estar da relação.
O que você pensa a respeito? Já foi vítima de ciúmes ou sentiu ciúmes mas não se deixou levar pelo excesso dele?
Óbvio que sim, ciúme é natural, o ser humano é individualista. Favor não confundirem ciúme com o ciúme doentio, com possessividade, esse é prova de doença mental, só se for.
É natural mas em excesso é destrutivo, se não consegue controlar acaba consumindo todo o relacionamento.
Acho se eu fosse escolher uma prova de amor não seria demonstração de ciúmes.
Não é prova de amor, mas acaba acontecendo involuntariamente. Sabendo controlar, avaliando a situação não chega a ser uma doença. Mas do contrário, é uma das piores coisas da vida, surge um mundo paralelo onde tudo é uma conspiração de infidelidade.
Já fui vítima de ciúmes doentio, não é fácil conviver.
“ Tenho ciúmes do seu travesseiro! Meu peito é o lugar certo para você ter uma linda noite de sono.”
De uma certa forma é, porque se você sente ciúme, é porque se importa e isso é uma forma de demonstrar amor, só é ruim, se a pessoa não estiver controle, virar aquele ciúme possessivo.
Ciúme tem limite, e a medida que amadurecemos esse limite vai encurtando, ciúme exagerado não é prova de amor, é apenas prova de que a pessoa é possessiva.
Sou ciumento e é muito difícil lidar.
Relacionamento em si é muito complicado, eu ja levantei algumas questões sobre esses temas pra ver a opinião dos outros usuários. Porém vi que eles estão na mesma situação que eu ou pior.
Ciúme é normal. Reação emocional e psicológica quase automática ao se deparar com algum indício de possibilidade de perda. Até aí é compreensível. Passa daí se torna um problema.
Não consigo entender como tem mulheres que ainda pedem dicas de como estimular ciúmes no parceiro. Parece uma pessoa perturbada. Uma mente barulhenta e um emocional esfrangalhado porque não é normal, enquanto tem pessoas sendo assassinadas por ciúmes do(a) parceiro (a) tem quem busque isso.
É...piadas de mau gosto da vida.
Depende! No meu caso eu diria que é um termômetro de sentimento. Se tenho ciúmes é porque gosto, se deixar de ter é porque desgostei.
Cada um é de um jeito.
Mais importante que não sentir, é não demonstrar. O básico para não desgastar uma relação. Ciúme vem do medo de perder, e esse medo de perder, parando para analisar, não tem sentido algum. É uma insegurança infundada e que te faz virar um monstrinho. Mas as pessoas não lutam contra isso e querem saber 24h por dia como, o que e com quem.
Ciúmes é mais um dos muitos sentimentos que o ser humano tem. Acho que é até normal ter, se dentro de um limite saudável, claro. Não acredito que seja uma forma de provar amor. Eu por exemplo não tenho ciúmes, nunca tive ciúmes de nada, inclusive sou chamada de fria por não ter este sentimento. Talvez por este motivo eu não consiga desenvolver mais sobre o tema.
Não...de insegurança e desconfiança!
Ciúme excessivo pode ser até um sintoma que denuncia quem esta traindo ou de alguém que quer dominar a vida do companheiro.
Sou um tanto obssessiva, por isso acho primordial que meu parceiro seja ao menos um pouco ciumento. Para a minha pessoa, ciumes é sim sinal de que a pessoa tem medo de te perder, então a pessoa realmente gosta de vc.
Claro que não estou falando sobre casos que ultrapassam os limites do legalmente aceitável, ou a barreira do bem estar no relacionamento.
Não necessariamente. Tem gente que sente ciúmes por uma questão de egocentrismo, e outras não sentem ciúmes porque são seguras de si e têm confiança no parceiro.