Então, é um desabafo de alguém exausto. Tenho 21 anos e passo muitos problemas aqui em casa e já é assim desde criança. Por muito problemas eu comecei a sonha em ser psicóloga para ajudar pessoas porém não quero receber em ouvir porque acho que as pessoas merecem ser ouvidas sem ser cobradas. Minha vida está uma merda, formei na escola não tenho emprego, estou mentalmente ruim e não consigo estudar e muito menos ajudar alguém agora e isso me deixa mal. Gerei o boleto e amanhã vence, estou pensando se pago, pois quero sair de casa pq ta difícil depender de pais, quero morar sozinha preciso pagar meus remédios antidepressivos mas como sou dependente não pagam pq acham que é falta de Deus...Parece que tudo aponta para desistência, não dá para ficar em uma cidade fim de mundo e com minha família, tá ruim de mais. Vocês acham que eu devia nao fazer enem esse ano? Pois eu se começar procurar emprego de novo e conseguir não vou poder fazer faculdade.

elas perguntam
10 6
eles respondem
26/05/2022 15h01
Claro que deve fazer. Se você estudou em escola pública, não precisa pagar nada ainda.
anônimo
26/05/2022 15h22
Óbvio que não.
São 5 anos de faculdade,se esta com dificuldade de conseguir um emprego agora,imagina quando tiver que ficar indo e voltando da faculdade todo dia?

As pessoas invertem a ordem,você não faz faculdade para arranjar emprego,primeiro você arranja um emprego,para depois se manter na faculdade.
Sem contar toda a sua situação de fragilidade,o enem é uma prova exaustiva e te deixa ansiosa,vai piorar sua situação.

Resumo,você não esta apta para isso,nem emocionalmente e nem financeiramente.
Isso quer dizer que vc tem que ficar em algum subemprego?Não,faço um curso tecnico,algo do gênero,que vai te agregar bem mais.
26/05/2022 15h02
Acho que vc deve fazer neném esse ano
26/05/2022 15h05
Não faça em ano nenhum, estudo não dá futuro.
26/05/2022 14h57
Dependendo do que vc for fazer na vida nem precisa de faculdade, eu por exemplo tenho faculdade mas não uso pra nada e trabalho com outra coisa. Existem concursos que vc nem precisa de faculdade, eu não faria
26/05/2022 14h59
Faz o Enem, se não conseguir fazer a faculdade vc cancela, mas se não fizer o Enem e não conseguir trabalho, vc não consegue começar a faculdade.
Entendeu a minha lógica?
26/05/2022 15h04
Faz Enem , porque só quem corre atrás dos seus objetivos atinge o sucesso.
26/05/2022 15h07
Com certeza. Faça sim. E estude muito pra isso você deve se preparar
anônimo
26/05/2022 15h09
Estudar nao da futuro.
anônimo
26/05/2022 15h49
Faz um curso técnico federal no CEFET ou IF, arruma um trabalho com um salário razoável e depois pense em faculdade
elas respondem
anônima
26/05/2022 15h28
Ô xuxuzinha! Faça sim! Tente. Conseguindo emprego você pode tentar ajustar a grade. Mas para ter escolha você precisa de opções, certo? Então não deixe de se dar oportunidade de escolha.
Tente sim.
26/05/2022 15h53
Faz sim, se você quiser ajuda me chama no PV. Posso te auxiliar no estudo, tenho bastante materiais de estudos (tbm vou fazer o enem)
anônima
26/05/2022 15h56
Faça o Enem e estuda
Emprego arranja de dia ue
Vai que tu nem arranja emprego e perde mais um ano de faculdade e evolução na tua vida
26/05/2022 15h03
Mana, você tem que fazer faculdade se quiser trabalhar em alguma área específica, sabe? Se não tiver interesse em seguir carreira, é melhor procurar outro emprego, ou fazer curso tecnólogo da área que gosta.
Mas acho legal você fazer o enem esse ano sim. Da mais uma chance, e nesse meio tempo vai procurando um emprego pra se garantir.
anônima
26/05/2022 15h05
Deve fazer, sim. E é difícil, mas dá pra conciliar faculdade e emprego. Boa sorte! =)
anônima
26/05/2022 15h05
Melhor não fazer, vc falou q não vai cobrar os outros pra fazer o trabalho de psicóloga, ou seja, vc vai continuar pobre e sem profissão, só vai perder tempo na facul
Tem como trabalhar e fazer faculdade
Outra coisa se fizer e passar no Enem, só vai sair a nota daqui um ano, da muito bem pra trabalhar nesse período. Se realmente, não tiver como conciliar facul e trabalho, existe uma coisa chamada demissão, q vc pode pedir a qualquer momento
Muda essa mentalidade, pq se não vc não vai conquistar nada e vai continuar na casa dos seus pais