Acho que é pelo excesso de informação, hoje em dia é muito fácil ter acesso à informações que acabam trazendo sentimentos negativos que abalam a autoestima e a falta de esperança em uma vida melhor. A sociedade atual também parece ser um fator relevante nesse aspecto, existem muita competitividade e padrões fixados que abalam a estrutura psicológica do ser humano.
Na sua opinião,pq hoje em dia muitas pessoas tem depressão(principalmente os mais jovens)?
Quem disse?
Eu nunca vi um médico diagnosticar uma doença sem encaminhar para um especialista ou dar um tratamento, receitar um remédio ou uma orientação que seja.
Quando as pessoas vem aqui pedir conselhos sobre como tratar uma depressão, ou como lidar com alguém deprimido, pode ter a mais absoluta certeza que essa pessoa é quem está se auto diagnosticando. Pessoas que as vezes nem o segundo grau ainda não terminaram e querem fazer o papel de um médico.
Pq as pessoas desprezam a depressão???
Ta aí uma boa pergunta:
Se vc quebra uma perna, ninguém te manda procurar Deus.
Se vc tem câncer ninguém manda vc fazer mais exercícios
Se vc tem leucemia ninguém diz que é frescura.
Faz se vc tem a doença que mais mata no mundo são essas as sugestões que eles dão.
Eu não sei se o número de casos de depressão só aumentaram nos tempos atuais ou se antigamente havia poucos diagnósticos, sendo que existia muito preconceito com a psicologia. Até hoje conheço muita gente com receio de fazer terapia
Hoje temos um diagnóstico claro de depressão.Provavelmente antigamente ocorria uma subnotifcação,as pessoas tinham,porem nem sabiam o que era,por isso hoje parece que temos muito mais.
Antigamente as pessoas tinham que sobreviver,trabalhar desde cedo,tinha guerras,fomes,etc.Elas tinham que satisfazer suas necessidades mais basicas primeiro,em detrimento de suas necessidades emocionais."Eu posso estar deprimido,mas se eu não trabalhar,eu morro".
Hoje não vivemos em tempos tão extremos,nossas necessidades emocionais são nossa prioridade.
E o estilo de vida atual,internet,pornografia,redes sociais.
É complicado falar, cada pessoa tem uma história e problema diferente, vejo que é um pouco de tudo, desde problema familiar, como problema no fato das pessoas não se conhecerem internamente. Muito complexo falar sobre o assunto, eu tento ajudar no que posso.