A ideia de financiar por ser algo meu parece mto ótima e logica. Mas eu penso assim, financiar algo por 30 anos pagando para terminar os 50 anos e sei la só viver mais 10 anos ou 20. Não é tipo algo de vc comprar para seus filhos e não você? Diferente de uma casa de aluguel

eles perguntam
13 16
elas respondem
anônima
18/10/2022 13h30
Eu comprei, se soubesse desta crise não teria comprado, teria investido, R$150 mil rendendo em renda fixa com a taxa de juros em 13%, já da para tirar uns R$1,2mil mensais, suficiente para pagar um aluguel.
Só não arrependo mais por que estava passando mal com dinheiro voando e algumas pessoas me enchendo o saco para empréstimo. mas se tivesse juntado na época, hj eu ja teria o suficiente para comprar algo melhor.

E de chorar é que eu abati muita coisa, mas ainda sim a amortização não chega a 20%, pois eles fazem correção monetária todos os meses, esse mês só de correção foi R$175,00.
anônima
28/06/2022 15h10
Isso depende totalmente da sua realidade: do seu trabalho, da sua área, dos seus propósitos de vida, de onde você mora, de onde você quer morar, de quanto você ganha, de quanto você economiza, do seu custo de vida etc.

Dito isso, dificilmente uma pessoa vai demorar 30 anos pra quitar o financiamento.
18/10/2022 10h56
Financiar, vc investe em algo seu.
Aluguel é um dinheiro sem retorno.

Você pode amortizar a dívida, ir pagando quando sobrar um dinheiro.
Fora que o imóvel vai valorizando e tem financiamentos decrescente.
28/06/2022 12h13
Psé, também fico pensando nisso o problema é que quando mais o tempo passa mais caro e difícil vai ser de comprar
28/06/2022 12h16
O dinheiro do aluguel só vai e nunca volta, e quem garante que só vai viver 10 ou 20 anos? O tempo passa que tu nem sente e enquanto isso ficou tranquilo enchendo os bolsos dos outros.
anônima
28/06/2022 12h19
Então..
Sempre sou a favor de adquirir.
Comprei o meu aos 18/19 anos, o juros é alto, você tem a opção de antecipar as parcelas o que "tira o juros".
O aluguel é um dinheiro que vc investe e nunca tem retorno .
Não me arrependo da escolha que fiz, fui privada de muitas coisas mas hoje, Com 30 anos, tenho meu apto quase quitado e com valores muito pequenos de parcela.
28/06/2022 12h20
Financiar. Ao fim e ao cabo, o financiado é seu e o alugado nunca será.
anônima
28/06/2022 12h13
olha, sou leiga no assunto. mas pensa bem. morando de aluguel você já vai estar pagando por uma moradia. talvez durante sua vida toda. conheço gente que mora de aluguel há 20 anos. a diferença é que todas essas “parcelas” (aluguel) não vão levar a lugar nenhum. e fazendo um financiamento, o pagamento mensal ainda que se equipare com um aluguel, vai constituir um patrimônio pra você.
anônima
18/10/2022 10h19
obs
anônima
18/10/2022 10h58
Não, 0 vantagem.

Mas tem circunstâncias chamadas necessidade, que a pessoa se submete até por falta de opção.
anônima
18/10/2022 11h04
Comprar a vista.
anônima
18/10/2022 12h09
Financiar
anônima
28/06/2022 12h20
não
eles respondem
29/06/2022 09h47
Comprar casa é um luxo, igual comer. Você pode comer lagosta ou frango grelhado, ambos vão te alimentar só que um deles é mais caro.

Comprando um imóvel você imobiliza seu dinheiro e vai perder muitas oportunidades enquanto não quitá-lo. O imóvel que você adquire em 30 anos você consegue comprar em 10 morando de aluguel e investindo a diferença entre o valor da parcela do financiamento e a mensalidade do aluguel.

A vida recompensa quem tem paciência. Você sempre precisa adiar as coisas se quiser coisas melhores.
anônimo
28/06/2022 12h17
Comprar casa só é vantagem se o valor for a vista. Faça uma simulação em qualquer banco e você verá que, financiando, você paga quase 3 casas, ai te pergunto, a quem interessa esse papo de casa própria, a você ou aos banqueiros? A quem interessa que, numa família de 3 filhos, os 3 saiam de casa para morar em casas financiadas, a eles, ou aos banqueiros? Pense nisso, quem, e somente quem, ganha com a população comprando dívidas de longuíssimo prazo?
18/10/2022 13h40
Vai depender dos seus objetivos de vida, o quanto você ganha, quanto você estima ganhar, no geral demoraria 20 a 25 anos de aluguel para você pagar o valor da casa em si, vamos supor que você financiaria um apartamento de 200mil, por 15 anos, e ficaria por 1700 a parcela média desse financiamento, um aluguel deste mesmo apartamento seria por volta de 800 reais, se você pegasse esse 900 restante e investisse em investimento seguros, coisa de 1% a.m ou 12% a.a (você poderia tbm investir em outras coisas com potenciais maiores e como seria a longo prazo, o risco não seria tão elevado), bom com esse R$900,00 aportados mensalmente em 10 anos, você teria 207K e em 15 449K, não se deixa enganar por esse papo de "algo seu", claro que ter coisas em seu nome é de certo modo um porto seguro em momentos de crise, mas nada te da mais segurança que dinheiro no bolso.

P.s: estou sendo modesto com os valores deste financiamento
28/06/2022 12h29
Se vc pensa em ficar na cidade, vale a pena financiar, pelo menos vc não terá que se preocupar com o dono te pedindo a casa, mas se vc pensa em algum dia tentar a vida em outra cidade, quanto menos vínculo vc tiver na cidade atual é melhor.
anônimo
28/06/2022 13h25
Hj em dia não, subiu tudo de forma astronômica, mais de mil conto as parcelas das casas financiadas e uns 8 anos só pagando juros
28/06/2022 14h15
Melhor invadir uma.
18/10/2022 10h26
Depende muito das suas condições de renda, estilo de vida, objetivos e tudo mais.
Se tiver uma boa renda, poderá financiar um imóvel e pagar um pouco menos de juros. Mas tem gente assim que também não gosta de ficar muito tempo no mesmo lugar, prefere alugar imóveis e se mudar de tempos em tempos.

O ideal é juntar dinheiro para dar uma boa entrada e reduzir os juros, se for comprar imóvel.
O preço do aluguel costuma ser menor do que a prestação de um imóvel. Aqui onde moro, uma casa simples de 110m² construídos num bairro razoável não sai por menos de 400 mil bonoros. Precisaria ter uma renda de uns 9 mil bonoros mensais para conseguir financiar isso, pagando uns 2,5 mil bonoros por mês, por causa dos juros.

Com 2,5 mil bonoros, dá para alugar uma casa de padrão bem mais elevado num bairro de classe média.

Depende muito do que você quer ou precisa.

Outra dica boa que costumo usar: comprar terrenos e deixar reservado para construir depois ou em futuras negociações que podem aparecer de outros imóveis.
28/06/2022 15h00
Se você tem uma renda vitalícia. Alugar pode compensar.
18/10/2022 10h58
Morar de favor.
anônimo
18/10/2022 11h02
18/10/2022 12h10
Ter uma casa própria é o mais lógico, claro :/
Financiaria tranquilamente.
anônimo
18/10/2022 12h24
Já pesquisei sobre consórcio também, mas estamos no mesmo barco. Eu com 20 anos estou querendo adquirir uma casa, mas tb pesquiso opções
18/10/2022 12h27
morar na rua é a melhor opção
anônimo
18/10/2022 13h25
Financiar
18/10/2022 13h26
Depende de suas pretensões. Em geral, eu diria aluguel.
anônimo
28/06/2022 12h31
Melhor invadir.