"Tecnologias estão transformando a forma como agimos, pensamos e percebemos o mundo? Estão modulando nossos valores em sociedade? Será possível decodificar o pensamento humano, ou aprimorar sua capacidade cognitiva, a partir das ligações das redes neurais às redes digitais? Desafiaremos o nosso conceito de humano?"
E então? A favor ou contra? E por quê?

elas perguntam
10 3
eles respondem
14/07/2022 07h27
A pergunta é complexa, bem atual.
A mente humana precisa sim ser protegida, e já é há muito tempo.
Em mil novecentos e bolinha, as salas de exibições de cinema, faziam o “corte”, que era incluir na fita do filme, imagens que só eram perceptíveis no subconsciente e sugestionavam o espectador a desejar a pipoca, refrigerante e balas, que eram as imagens que eram colocadas.
Isso foi proibido.
Há cerca de 20 anos, o inofensivo desenho Pikachu, emitia tantas luzes brilhantes, que fizeram muitas crianças no Japão e no mundo passarem mal, também teve que retirar do ar e refazer a animação.
É obrigação da sociedade estar atenta a todo mal que possa aparecer e tomar as devidas providências.
anônimo
14/07/2022 05h46
Pergunta muito complexa até para entender.
Só pela pergunta nota-se que é uma pessoa que se preocupa mais com o próprio interior que é de grande sabedoria.

Com a tecnologia estão mudando os valores sociais de forma rápida. Coisa que sem a tecnologia demoraria décadas para se ter o mesmo efeito. Não conheço muito de redes neurais em conjunto com rede digitais isso é se vc se refere ao meta verso, para poder analisar e dar te uma resposta.
anônimo
16/07/2022 21h51
Finalmente uma pergunta intelectual!
Parabéns!
E como sempre, fica no esquecimento aqui.

Sou a favor que cuidados sejam tomados. Principalmente com crianças.
16/07/2022 22h28
Essa é uma pergunta bem difícil de responder, isso que eu estudo constantemente sobre esse assunto. Acho que já está enraizado na nossa sociedade e é muito difícil de reverter isso que vem acontecendo porque a vida sem esse tipo de tecnologia é completamente diferente, acho que as pessoas não iriam querer abdicar dessa tecnologia, mesmo que isso custe a privacidade. Já fazem espontaneamente.

É fato que usam essas tecnologias para controle e manipulação, existem departamentos inteiros de sociólogos, psicólogos e áreas que estudam o comportamento humano para extrair o máximo que puderem das pessoas. Eles escolhem o que querem que vejamos, como passamos o nosso tempo livre, como nos comportamos, do que gostamos, de necessidades inúteis que são criadas artificialmente.

E além disso eles são os que bancam as campanhas políticas e os políticos viram como isso pode ser benéfico a eles, então não vão ligar pra isso, desde que consigam o que querem. Quem tem controle sobre a opinião publica, controla o mundo. Eles moldam a opinião publica conforme seus interesses, então estão sempre no controle da situação.

Acho que o mais importante para todos é saber que isso existe e que é real. Ter consciência de que tu podes estar sendo manipulado e ser cético sempre sobre as suas próprias decisões. E saber que os dados que tu entrega nas redes sociais são sim usados para os mais diversos fins, então é melhor que escolha muito bem o que vai entregar.
anônimo
14/07/2022 05h46
Melhor coisa é passar o dia longe de celular....
14/07/2022 05h46
Falando a grosso modo a mente humana é analógica é a tecnologia é digital então essa ligação de rede neural se algum dia chegar a existir vai demorar muito.

Para as outras perguntas a resposta é sim, mas para a decodificação do pensamento a resposta, improvável a ponto de ser quase impossível.
Só não afirmo que seja impossível pq não vou estar vivo daqui a centenas de anos e a coisa tá evoluindo muito rápido
anônimo
14/07/2022 08h53
Como se protege a mente humana?
Nós vivemos atrás de recompensas em relação ao que o nosso cérebro deseja.
A tecnologia é uma ferramenta da ciência que contribui para a descoberta de como é nosso cérebro.
Quando se aprofunda no entendimento de como nossa "máquina " funciona, não há que se falar em proteção, mas em aprimoramento do quanto somos capazes de imaginar e também sobre o que ainda nem conseguimos compreender que podemos enquanto humanos.
Quem tem poder de modular, adaptar, ressignificar, etc é a nossa mente. E faremos de tudo pra buscar recompensas, assim como nossos ancestrais.
anônimo
16/07/2022 22h34
A princípio, sou favorável, mas gostaria de saber também como que nossa mente seria "protegida" disso
anônimo
08/03/2023 16h35
Bom tópico para refletir...
elas respondem
16/07/2022 22h40
Todo excesso é prejudicial seja em qual campo for, ainda mais no que tange à tecnologia visto que causa danos como ansiedade e falta de concentração por exemplo.
O difícil é manter-se no limite dessa linha tênue entre o saudável e o prejudicial.
anônima
14/07/2022 07h43
Tô nem aí, vou continuar com a cara no celular.
14/07/2022 07h48
A favor .. é muita informação não somos uma máquina, este "excesso de informações" não faz bem, acho que por isso também que tem tanta gente surtando..