Depende de quanta responsabilidade você aguenta. Autônomo não tem essa de 44 horas semanais. Se quiser fazer dar certo, você faz umas 90, 100.
anônima
10/08/2022 12h54
Ambos são péssimos, bom é ser rico sem trabalhar
anônima
10/08/2022 12h37
sim
anônima
10/08/2022 14h33
CLT dá menos dor de cabeça
anônima
10/08/2022 15h12
Sim.
10/08/2022 18h06
Tem CNPJ forte? Dinheiro , grana, por trás? Se não tem , só vai se incomodar e esperar os grandes te engolirem. Fora o que já foi dito sobre "horas de trabalho/dia".
anônima
10/08/2022 18h19
Então ... Vamos lá!
Vantagens:
Vc faz seu horário de trabalho, precisa ter rotina mas vc que decide;
Vc escolhe com o que e como trabalhar;
Vc consegue traçar metas e planejar um crescimento (claro que não inicialmente);
Geralmente seu salário aumenta em um curto período (depende de como trabalha).
Vc tem dinheiro o mês todo.

Desvantagens:
Vc trabalha muito mais que clt;
Pra crescer leva tempo, dedicação e abdicação;
Muitas vezes vc traça um perfil e seu público vai mudando, vc precisa ficar atento as mudanças;
Seu dinheiro é instável, vc precisa aproveitar as oportunidades do seu negócio (as vezes é por sazonalidade);
Não tem férias, 13°.. então seu planejamento precisa ser pra tirar férias, e as vezes fechar.

Seu comércio depende exclusivamente da sua visão, esforço e estudo.

É exaustante, vc precisa amar o que faz!
10/08/2022 18h25
Depende muito de como a carruagem anda, empreender no nosso país é bem complicado
eles respondem
10/08/2022 12h28
Aqui no BR é bem difícil empreender por conta do estado te enchendo o saco e te taxando até o talo

Porém, se vc for olhar de uma perspectiva de lucro, claro que empreender pode te dar mto mais dinheiro do que trabalhar por CLT
10/08/2022 12h23
Isso é muito relativo.
10/08/2022 12h32
Depende do tipo de pessoa mas CLT só é bom para o governo lucrar com as pirâmides obrigatórias chamadas FGTS e INSS e fazer propaganda com números de estatísticas. Para o trabalhador, sempre é uma merda, ainda que ele não perceba.
Nem todo mundo é naturalmente um empreendedor e nem quer ser. Mesmo que só preste serviços, ninguém precisa dessa bosta de CLT, pisos salariais e demais atrocidades criadas por vagabundos sindicalistas ou playboys políticos que nunca são atingidos por suas criações bizarras.

É preciso uma certa evolução para entender que CLT, piso salarial e demais imbecilidades do tipo são os maiores causadores de desemprego no país e ainda causam inflação.
anônimo
10/08/2022 12h34
Você trabalhará mais, terá mais mais estresse. Mas, se tudo der certo vai ter acesso a mais conforto e menos preocupação com grana.
10/08/2022 13h32
Geralmente não, a maioria dos negócios não dão certo, mas mesmo se der relativamente certo, pode não ser melhor que uma CLT, vai depender de cada caso
anônimo
10/08/2022 15h05
Depende ué,qual emprego e qual negócio próprio?
10/08/2022 18h03
O melhor no Brasil é ser político ou algum funcionário público lá do alto escalão, ser algum membro do Ministério Público ou trabalhar na Receita Federal.

Empreender é bom, pode te dar altos rendimentos, mas não é fácil. O ambiente de negócios aqui no Brasil é muito hostil. Leis tributárias confusas, turbulências políticas constantes, pouca infraestrutura, insegurança jurídica, enfim... ter e manter um negócio aqui é uma selvageria.

Muitas dessas grandes empresas brasileiras que sobrevivem em tempos de crise é porque pega dinheiro emprestado do governo a juros baixos e as vezes até zerado. Imagine que delícia você poder emprestar milhares em dinheiro sem precisar pagar juros por isso? Um sonho!

A CLT, tão defendida por esquerdistas "democratas" brasileiros foi, na verdade, inspirada nas leis trabalhistas da Itália Fascista de Benito Mussolini. Mesmo adaptada e tendo mudanças para o Brasil, só de ter uma inspiração dessas, você já pode ter uma ideia da perversa intenção por trás.

As leis trabalhistas são apenas para enganar o povo, para dizer para o povo que o povo tem "direito" de algo que na verdade não existe. É o mesmo que eu dizer que você tem direito a colheres, sem você ter alimento para usa-la.

Não a toa que, em países com leis trabalhistas mais flexíveis como a Suíça, que se quer há um salário mínimo, praticamente não existe desemprego, só não trabalha quem realmente não quer. A Suíça nem mesmo se deu ao trabalho de fixar um salário mínimo, pois sabe que, na prática, não vai mudar nada, só vai desempregar quem não consegue render o suficiente para valer o salário mínimo.

Ou a China que, de um país miserável, depois de flexibilizar seu mercado de trabalho, passou a empregar geral, a redução da miséria foi drasticamente reduzido e a China passou a ser um dos países mais ricos do mundo.

Enquanto isso, no Brasil, insistimos no mesmo modelo econômico fracassado que não altera a vida do povo de verdade.