A imprensa internacional repercutiu a briga entre Jair Bolsonaro (PL) e o youtuber Wilker Leão, ocorrida na manhã de quinta-feira (18). Uma das dúvidas que surgiu ao longo da repercussão foi: como seria traduzido o termo “tchutchura do Centrão”, usado pelo youtuber para ofender o presidente da República.

Em francês, no Le Figaro, o termo usado foi “putain du Centrao”, algo como “prostituta do Centrão”. Já em espanhol, a opção na imprensa argentina foi por traduzir “tchutchuca” como cachorrinha: 'perrita del Centrao', usou o jornal La Nación.

eles perguntam
6 11
elas respondem
23/08/2022 16h04
Kkkkkk
Esse cara é uma piada.
anônima
23/08/2022 15h42
Acabaram de me perguntar como eu explicaria o significado dessa expressão a um estrangeiro. Vamos lá, "tchutchuca" pode ter vários significados, a gente precisa analisar o contexto. Eu diria que nesse caso a expressão foi usada de forma irônica. Para compreender, precisamos voltar a decada de noventa e em seguida aos anos 2000, quando esse termo foi introduzido no vocabulário do brasileiro. O personagem "tchutchucão" fazia parte do programa da Xuxa e era representado pela figura de um cachorro. Nessa mesma época, começamos a ver a expressão "tchutchuca" sendo usada para se referir à mulher, por meio das letras de funk carioca, com o grupo "Bonde do Tigrão", que cantava o refrão "tchutchuca, vem aqui para o seu tigrão". Chamar uma mulher de "tchutchuca" é uma forma de animalização, para que ela seja vista como um cão. Eu não concordo com o uso da tradução estrangeira que deram ao termo, isso não deveria significar necessariamente "prostituta". "Tchutchuca" é uma expressão de cunho machista e foi homofobicamente inserida nesse contexto. Já o "centrão" é entendido como um determinado grupo político. No contexto atual, o presidente foi chamado de "tchutchuca do centrão", pq pouco antes de se eleger, ele criticou muito as pessoas que faziam parte do "centrão" e após se tornar presidente, não demorou muito para que ele também passasse a dialogar com esse grupo, que tanto havia criticado.
19/08/2022 19h55
Meupai amado
anônima
19/08/2022 19h55
Eu era 100% Bolsonaro, agora sou 200%.
05/09/2022 23h54
Nunca nem vi a reportagem
anônima
19/08/2022 19h28
Esse homem é completamente desequilibrado.
eles respondem
23/08/2022 10h31
Qual foi o presidente em que uma pessoa fez xingamento, ele parou e chamou para conversar e argumentar?
É até esperado as pessoas que detestam fazer alguma argumentação e que apostam na regulação dos meios de comunicação acharem que esse episódio é razão de ser usado para gerar algum desgaste.
anônimo
19/08/2022 19h34
Depois disso conversou calmamente com o jovem
https://mobile.twitter.com/delegadoramagem/status/1560373521863397377
05/09/2022 23h55
Nunca ouvi falar.
anônimo
23/08/2022 16h02
Não conheço
anônimo
19/08/2022 19h31
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmmm
anônimo
19/08/2022 19h54
O Aristídes não deve estar gostando nada disso...
anônimo
23/08/2022 10h12
Foi chamado de corrupto, genocida e não ligou.
Mas Tchutchuca o deixou bravo.
Tá com medo que a história do Aristides volte ao noticiário
anônimo
19/08/2022 19h32
Sim, fiz uma pergunta sobre isso pra chamar a atenção dos apoiadores do Mito. Mas não adianta muito, tanto com lula quanto com Bolsonaro, mesmo que mostre com todas as provas do mundo, vídeos, isso não interessa pra eles. Idólatras não ligam se o político rouba ou fode o país, só querem saber de exaltar o ídolo.
É uma pena que tenha tomado esse rumo. Os espectros políticos não servem de nada se as pessoas não foram educadas como se deve. Direita e esquerda só serviu pra separar o povo e transformá-los em gados de vagabundo.
Fanatismo é doença.
05/09/2022 23h43
Seu pai?
Não conheço.
anônimo
23/08/2022 10h16
Big Center's Little Bitch.
05/09/2022 23h16
Hahaha, quero gozar com Aristides e Bolsonaro.