Tem que passar no concurso.

Agora pra cargo eletivo, pode até ser débil mental. Olha só o Bozo…
anônimo
23/08/2022 19h33
Em cargos específicos como policial,precisa de uma avaliação psicológica mais rigida,um transtorno mental pode dificultar sua aprovação no teste.
23/08/2022 19h34
Tive professor que é esquizofrênico e quase matou uma criança jogando uma maçaneta que passou do lado da cabeça dela.

Então não precisa.
23/08/2022 19h49
Alguns cargos públicos (notadamente carreiras policiais, Ministério Público e magistratura) exigem exames psicológicos (e também psicotécnicos no caso dos policiais).

Contudo, a maioria dos cargos não exige tais exames nos concursos públicos.

No cargo que eu ocupo, analista do MPU, tal exame não me foi exigido.
anônimo
23/08/2022 19h57
Isso não é uma regra genérica, varia e depende de qual órgão/carreira se refere; como já responderam aqui, as áreas de segurança e judiciária costumam ser mais exigentes quanto à total sanidade mental dos que pretendam ingressar nelas, já outros setores do serviço público não têm esse tipo de exigência, aliás na área onde trabalho (área educacional do serviço público) já testemunhei a admissão de várias pessoas com graus leve a moderado de transtornos mentais, sendo que dessas algumas conseguem desenvolver suas funções sem maiores problemas, enquanto outras vivem se licenciando frequentemente por motivo de saúde.
23/08/2022 19h58
Ah se fosse verdade
13/09/2022 00h17
Não pode ser user aqui.
13/09/2022 03h40
Sim, uma doida igual você tá descartada.
anônimo
13/09/2022 03h42
Não necessariamente se a pessoa n for doida consegue normalmente. Claro q se vc tem tipi ansiedade fica dificil pra vc dar conta as vezes
elas respondem
23/08/2022 19h59
Via de regra você passa por perícia admissional que em teoria, seria um médico bem qualificado pra te avaliar. Em concurso Municipal isso não é levado muito a sério as vezes, infelizmente.
13/09/2022 03h46
Não, só em coisas que exerce força sobre os outros, se não estou em erro.

Tipo militar, polícia...
Mas não sei se tem mais