Comprei esse livro, gostaria que ele ficasse com aspecto de novo, com tempo vai se desgastando.

eles perguntam
4 8
elas respondem
12/09/2022 19h04
Como disse o nosso colega @Serpe, guardar em um saquinho plástico.

Toda vez que eu acabo de ler, coloco nessas embalagens.

Compre aqueles mais resistentes e dobre a parte que sobrou.
12/09/2022 18h18
Pior que nada.
Eles ficam em uma prateleira aberta pegando poeira, umidade…
Sinceramente, não sei como cuidar certinho de livros, mas acho que se você mantê-lo em uma cristaleira, armário, e manter a umidade controlada para evitar mofo já está de bom tamanho.
12/09/2022 18h31
Eu ouvi uma frase em uma reunião que era mais ou menos assim: Se o livro não tiver as marcas do tempo, nunca foi consumido.
Vejo alunos sem saber ler, quando entro na biblioteca as estantes com aquelas caixas de livros novos, acho um crime.
anônima
12/09/2022 19h11
Guardo na minha estante sem encostar na parte do fundo da estante. Faço limpeza da estante pelo menos 1 vez a cada semana, passo só um pano seco, depois um pano com água e deixo secar.
Nos livros, uma vez no mês eu tiro todos da estante, abro eles e folheio para as páginas respirar e tiro o pó deles com um pincel macio. Quando vou remove-los eu não os puxo curvando, só dando um empurrão pra trazer pra frente. Se os livros estão meio amarelinhos eu passo uma lixa e depois limpo com pincel e guardo de volta.
eles respondem
12/09/2022 17h58
Tem que ir lavando com água e sabão.
12/09/2022 18h01
Guardo num plástico. Mas o ideal mesmo seria em ambiente com temperatura, umidade e insolação bem controladas.
anônimo
12/09/2022 18h19
Coloco em uma lata de conserva.
anônimo
12/09/2022 17h56
Não compro.
anônimo
12/09/2022 19h05
Que conhecidencia eu tenho a revista sexy da Carol Dias.
Está muito bem conservada.
12/09/2022 19h07
Joga isso no lixo, não serve para nada.
12/09/2022 19h13
Água e sabão em todas as páginas do livro.
15/09/2022 00h31
Coloco na geladeira.