Não entendo de política, mas pelo o que eu observei os esquerdos são o pessoal da legalização da maconha, do aborto e gostam de dar esmola aos pobres.
Os direitos são os que rebaixam as mulheres, querem privatizar as empresas, querem tirar dos ricos e dar para os pobres.
Escrevi uma boa sátira.
Direita está ligada mais aos negócios, indústria, comércio e uma ideia de que o Estado atrapalha a economia.
Esquerda está ligada ao bem estar social, a redistribuição de renda e maior participação do Estado no desenvolvimento econômico.
Infelizmente tem pouca direita de verdade no Brasil, exemplo como Bolsonaro tá nem aí pra qq lado, se coloca no que vai gerar voto do gado burro.
Que eu saiba no começo quem era da esquerda defendia o poder maior do ESTADO, mais controle até msm econômico e tal a priori para ter mais igualdade. A direita já defende mais o liberalismo econômico, deixar o captalismo se virar, se tiver monopólio tá nem aí e tal quem é mais forte vence msm tipo isso. Mas isso são os extremos. Vc pode ser mais para esquerda ou mais para a direita, ou menos. Não é algo rígido. Isso economicamente falando. Agora como a esquerda vem pegando minorias para sí, digamos assim, ou muitas minorias estão apoiando a esquerda tipo LGBT, negros, mulheres. Claro que nem todo gay ou negro ou mulher pensam assim, aí as pessoas pensam que esquerda e direita é se vc é a favor ou contra gay, a favor ou contra família. Mas na verdade não é isso não. Política não se resume a isso.