Os planetas q compõem o sistema solar, cinco são visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Na época anterior à luz elétrica—que ofusca a luz natural do céu noturno—esses planetas eram mais fáceis de se enxergar para quem tivesse uma visão suficientemente boa e soubesse o que estava fazendo.

Os antigos passavam bem mais tempo olhando para o céu do que nós. Porque acreditavam q era algo útil, e como não tinha internet nem televisão. Não demorou para o ser humano perceber que era possível prever certos fenômenos naturais observando o céu—o clima, as estações, a passagem do tempo, etc. Olhando para os céus, nossos ancestrais podiam saber quando começaria a fazer frio, quando começaria a chover com mais frequência, qual era a data ideal para começar o plantio.

Com a utilidade somada à curiosidade humana, é natural que várias civilizações tenham desenvolvido alguma forma de astronomia, em maior ou menor grau. Uma das coisas mais fáceis de se constatar para uma pessoa que tenha dedicado muito de seu tempo ao estudo dos astros é que a maioria dos pontinhos brilhantes do céu parece permanecer imóvel no céu noturno, como se estivessem colados lá. Só que, olhando com mais atenção, um pequeno punhado desses pontinhos se mexe—e de forma previsível! Estes cinco pontinhos ambulantes percorrem um trajeto fixo pelo céu, de forma tão regular que é possível prever com certa precisão onde estarão em uma determinada data.

Os gregos—que tinham um grande interesse pela astronomia—deram a esses astros móveis o nome de πλανήτης (planétēs, de onde vem a palavra “planeta”), que significa algo como “viajante”, “ambulante”, justamente devido à característica distinta de se moverem pelo céu, enquanto que as outras estrelas permaneciam “imóveis”. Os gregos também associaram esses cinco astros singulares a divindades da sua religião: Hermes (Mercúrio), Afrodite (Vênus), Áries (Marte), Zeus (Júpiter) e Cronos (Saturno).
O povo Mesopotâmia era inteligente mas eram pagãos

eles perguntam
5 5
elas respondem
anônima
17/09/2022 15h07
Que maneiro!
anônima
17/09/2022 15h11
Legal. Não li tudo, mas li boa parte.
17/09/2022 17h04
Gostei, me interesso por esses assuntos. Sou muito curiosa
anônima
18/09/2022 05h31
Legal, mas nem li e nem lerei.
anônima
14/01/2023 19h28
Muito interessante
eles respondem
17/09/2022 15h03
Alguém do futuro contou para eles, e esse alguém sou eu. Desculpa acabar com o mistério de milênios.
17/09/2022 16h34
Algum et desceu e contou para eles.
17/09/2022 23h45
Que coisa né?
anônimo
18/09/2022 00h42
Extraterrestres visitavam a terra naquele tempo.
18/09/2022 04h44
Eles saiam voando pela galáxia.