Back-end cozinheiro
Front-end garçom
19/09/2022 14h36
Na área de desenvolvimento de softwares, Back-end é quando o programador foca na parte dos "bastidores" do software, site ou app. Ele foca em programar, trabalhar o que ninguém vê. Foca no funcionamento.
Já o Front-end foca mais na interface do software, site ou app. É o programador que muda a cara do software para torná-lo mais amigável para quem usa.
De forma simples é isso.
anônimo
19/09/2022 14h55
Front-end são os peitinhos, back-end é a bunda. Full-stack é o conjunto da obra.
19/09/2022 19h39
Vou tentar explicar de forma simples. Imagina que tu tens um jogo de tabuleiro, daqueles fisicos mesmo. O front-end seria o tabuleiro em si, com as peças e tudo mais. O back-end é a regra do jogo, é como tu podes colocar as peças, onde, quando, etc,etc.

É separado assim pra facilitar o desenvolvimento. Desse jeito as responsabilidades do sistema ficam bem separadas e delimitadas, cada um no seu quadrado. Fica muito mais fácil pra tu conseguir mudar os "bloquinhos" de código fazendo desse jeito.

Tentei dar uma explicação simples, espero que tenha sido boa. Qualquer coisa pode me chamar que eu tento explicar melhor.
19/09/2022 14h44
Ponta de tras e ponta da frente
19/09/2022 15h12
Quando você acessa um site, existe um caminho que a informação percorre até você poder de fato ver e usar o site.

Ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, seu computador se comunica com outro computador (chamado servidor) e envia o que você digitou na caixa de busca. O servidor processa esse texto digitado e gera uma resposta, que ele devolve para o seu navegador de Internet exibir. Essa resposta é escrita em formato de texto puro (geralmente, código HTML ou JSON).

Quando essa resposta chega no seu computador, o navegador interpreta a resposta e, se for HTML, exibe a página conforme o código determina.

Um programador backend escreve código que será executado pelo servidor, ou seja, o processamento da busca. Ele vai pegar o que foi enviado na caixa de pesquisa e comparar em um banco de dados que apenas o servidor tem acesso para, por exemplo, montar uma lista de resultados e devolver para o seu computador.

Um programador frontend escreve código que também será devolvido pelo servidor, mas esse código será interpretado pelo navegador do usuário. É o código HTML (e JavaScript) que controla botões, que valida formulários, que faz o envio de novas informações para o servidor ou que dispara ações (excluir mensagem, por exemplo).
19/09/2022 15h30
Algo em Inglês
19/09/2022 15h42
Isso não existe, é invenção.
anônimo
19/09/2022 18h05
Back end é o fim atras
Front end é o fim na frente
19/09/2022 18h49
Back-end é gozar no ânus;
Front-end é na buceta.
elas respondem
19/09/2022 14h37
Front end é a tela do sistema que o usuário vê e interage. Back end é a programação que está por trás, define o comportamento do sistema.
anônima
19/09/2022 18h40
@Architect , essa tu sabe ^^
anônima
19/09/2022 15h01
Mds é outra palavra nova?