Guedes contesta estudo e diz que é “falso” que 33 milhões de brasileiros passam fome.
SÃO PAULO (Reuters) – O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (21) que é falso que 33 milhões de brasileiros estejam em situação de fome. Ele argumentou que os números, parte dos resultados de uma pesquisa domiciliar divulgada por especialistas neste ano, são resultado de “narrativa política” para fazer barulho.

Os dados questionados por Guedes fazem parte do 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II Vigisan), que mostrou em meados deste ano que o número de brasileiros que convivem com a fome chegou a 33 milhões no final de 2021 e início de 2022.
A pesquisa, feita com base na realização de entrevistas em 12.745 domicílios, é de responsabilidade da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, um grupo de “think tanks” brasileiros dedicados ao tema.

Dados semelhantes para o ano de 2021 aparecem em estudo da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com relatório da ONU, o Brasil voltou ao Mapa da Fome global.

eles perguntam
8 7
elas respondem
anônima
08/10/2022 11h55
Sim, triste realidade. Vamos de Lula para melhorar.
⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐
anônima
30/09/2022 08h59
Verdade, eu conheço várias pessoas nessa situação, inclusive pessoas da minha família
30/09/2022 09h02
Acho que é verdade, a pandemia dobrou o número de pessoas. Vários fatores contribuíram para este aumento: desemprego, aumento de custos, falta de insumos, etc.
Pessoas que já viviam em extrema pobreza, já não tinham mais alimentos e famílias de baixa renda, passaram a ter bem menos.
anônima
30/09/2022 01h00
Tem muita gente, mas acho que não é tudo isso, não. Deve estar mais difícil pra essa galera arranjar comida (variedade de comida e/ou quantidade), mas fome mesmo é um número menor.
30/09/2022 00h35
Se dizem que não tem, talvez não tenha.
Como pode alguém dizer isso, é o mesmo que falar que não houve aumento do desmatamento na Amazônia.
anônima
30/09/2022 08h58
Falso, pois o índice de desemprego é o menor em 10 anos, esta em 9%, e também por o auxilio aumento bastante e cobre muito mais gente, além de não perder auxilio se arrumar trabalho.
Se tu conhece gente passando fome, tente ajuda-los com curriculo ou cadastra-los no programa do governo.
30/09/2022 00h32
Falso. Eu hoje fiz o gentil e bondoso gesto de comprar uma marmita bem grande para uma senhora em situação de rua, então agora são 32.
anônima
30/09/2022 08h57
Mais facil estes petistas salafrarios virem, de forma indireta, culpar o governo atual né???
eles respondem
30/09/2022 00h31
Esqueceu de dizer que o Bolsonaro falou desde o começo pra não ficar em casa por causa ada economia e o que disseram?
Economia a gente vê depois. Autonomia de governadores é maior que a do presidente e a dos prefeitos maior ainda.....
anônimo
30/09/2022 08h56
Verdadeiro.
Mas não é nos condomínios onde os usuários acessam esse site. Então se prepare pra negação.
30/09/2022 00h28
Nunca contei para saber.
anônimo
30/09/2022 00h45
Mano, só vejo obesos
anônimo
30/09/2022 00h46
não ligo, não to passando fome mesmo
30/09/2022 00h30
Ninguém passa fome no Brasil e no mundo, é só falácia.
30/09/2022 00h44
Não sei,nunca saí contando um por um.