Fazendo uma contrapartida a banda Magníficos onde o cristal quebrado não cola jamais, na técnica japonesa Kintsugi as cerâmicas quebradas não são descartadas, elas são preenchidas com laca e ouro, assumindo uma forma única e mais bela. Sempre há momentos que alguém vai te machucar, você simplesmente desiste dessa pessoa ou tenta consertar a relação?

Segundo Bauman, os relacionamentos líquidos representam um período onde as relações são facilmente descartadas, inclusive o amor. A fragilidade dos relacionamentos causa ansiedade, até que ponto serei importante?

Você possui mais relacionamentos líquidos ou relacionamentos sólidos?
É fácil para você substituir alguém?

*Estou falando de relacionamentos no geral, não apenas amorosos.

https://i.postimg.cc/yxghhZQ7/Japanese-Kintsugi-Tea-Cups-Set-White-Color-Demo-990618-1280x.webp

elas perguntam
18 9
eles respondem
10/10/2022 19h02
Primeira vez que ouço falar, interessante isso aí... gostei!
10/10/2022 19h04
Não importa o quanto vc ame alguém, um dia vc vai causar sofrimento a essa pessoa de alguma forma por algo feito ou dito, mas há erros PROPOSITAIS e erros sem PRETENSÃO de causar sofrimento. Ou seja, o perdão depende da causa original do erro, não consigo perdoar qualquer coisa, traição e agressão são dois exemplos do que eu JAMAIS perdoaria.
anônimo
10/10/2022 19h07
Deixando a metáfora analógica de lado, sim, já havia reparado em alguns vasos esse estilo, porém, não conhecia o nome… valeu.

Respondendo as perguntas sociológicas… minha reação de tratamento quando alguém me machuca vai depender do meu afeto por aquela pessoa, do meu interesse nela, se for alguém que não me interessa, desisto. Se for alguém que tenho afeição, tento consertar, me entrego para isso.

Creio que a maioria dos meus relacionamentos sejam sólidos, mas não nego que uma minoria é realmente líquida, demasiadamente líquida.
10/10/2022 19h50
Folheei todo o dicionário japonês- português da Noemia Hinata e não achei o significado, então apelei para o americano Google, e achei interessante.
Nossas cicatrizes marcam nossa luta. Temos que valorizar nosso poder de reconstrução, não precisa de adorno.
10/10/2022 20h42
Tive um grupo de amigos por conveniência na escola, já que estávamos na mesma sala, acabamos por fazer essa amizade e foi muito fácil pra mim descarta-los depois dessa fase escolar, então foi um relacionamento liquido. Hoje não tenho quase nenhum amigo na vida real, relacionamentos líquidos reina em nossa sociedade, muito raro ter um sentimento verdadeiro.
10/10/2022 18h57
muita coisa pra ler
10/10/2022 19h00
Sim, só não sabia o nome.
Relacionamentos líquidos, é mais fácil descartar.
anônimo
10/10/2022 19h00
Bela merda pra se dizer quando se é egoísta e não quer deixar a outra pessoa ser feliz.
10/10/2022 20h45
Ninguém conhece essa merda.
10/10/2022 19h51
Rosto de asiático, fala de coisas asiáticas...
10/10/2022 20h18
Sim. Nunca li nada sobre a parte filosófica da coisa, só sobre a arte mesmo.

Criar qualquer laço duradouro demanda muito tempo e energia. Ultimamente, não tenho feito muita questão disso.
anônimo
10/10/2022 18h55
Conheço
anônimo
10/10/2022 19h26
Não conhecia, é bonito
anônimo
10/10/2022 19h09
Ainda não descobri.
10/10/2022 21h02
Desconheço.
anônimo
26/02/2023 11h33
Já conhecia. Acho legal. Talvez um dia, quando eu tiver tempo, eu aprenda.
30/06/2023 23h04
Eu acho que tenho mais relacionamentos solidos,olhando assim
anônimo
03/07/2023 22h35
Não
elas respondem
anônima
10/10/2022 18h59
Que interessante!

Isso me lembrou uma frase que gosto muito: "Há uma rachadura em tudo. É assim que a luz entra."

Sobre as relações, eu não costumo substituir pessoas, mas também não insisto para sempre. Tento o necessário.
anônima
10/10/2022 21h00
Meus relacionamentos são todos superficiais, ninguém quer ir pras profundezas do inferno comigo.
10/10/2022 19h28
Tve relacionamentos líquidos, dentro de um grande relacionamento sólido.
Acho que tô num nível hard de modernidade kkk
10/10/2022 19h35
Que legal!
Tentei por muitos anos salvar "cerâmica quebrada", ganhei uma ansiedade e frustração.
Meus relacionamentos são sólidos, mas agora meu coração virou uma pedra...
Não sei se conseguirei me envolver com alguém.
anônima
26/02/2023 11h43
Bem legal.
Não conhecia.
anônima
24/03/2023 20h24
Não
anônima
30/06/2023 23h04
Não
anônima
11/08/2023 18h49
Nao
anônima
11/08/2023 18h50
Não