Conhecer a origem dessas expressões é conhecer as dores, as glórias e as vergonhas da própria história.

Antigamente, quando os negros eram traficados nos navios negreiros, era comum durante o trajeto, fazerem greve de fome, pois já sabiam que seriam condenados à uma vida degradante.

Assim, perder a "mercadoria" durante o trajeto representava um grande prejuízo aos traficantes, por isso eles enfiavam comida guela abaixo dos negros com o auxílio de um artefato de madeira.

Daí a expressão "nem a pau".

elas perguntam
20 5
eles respondem
17/10/2022 20h33
Já li a respeito mas esqueci tudo.
Tem uma que não gosto, por motivos óbvios:
- Pau que bate em Chico, também bate em Francisco!
16/10/2022 13h50
''Quinto dos infernos''

A expressão surgiu quando Portugal decidiu começar a cobrar 1/5 de imposto da riqueza arrecadada pelo povo que morava aqui no que viria a ser o BR depois, isso é, diziam pros cobradores de imposto ''vá buscar o quinto nos infernos''

E de pensar que hj em dia pagamos 70% de imposto num simples celular e o pessoal não fala nada, até aplaudem na vdd
anônimo
22/10/2022 21h15
Torcer.
Em Portugal, essa palavra no sentido de desejar a vitória de alguém ou um determinado grupo.
Nas disputas de cabelo, as mulheres para conter o nervosismo, seguravam um pano e ficavam torcendo, que acabou originado o termo.
anônimo
16/10/2022 13h50
Tem também a do criado mudo, que o significado é o literal mesmo (do escravo doméstico)

Tem também aquelas "piadas" (xenofóbicas e racistas) de que baianos são preguiçosos, que é um discurso criado pela elite branca, pois a Bahia sempre foi a região com o maior número de negros. Irônico que quem trabalhava pesado eram os negros, enquanto os senhores de escravo coçavam o saco.
22/10/2022 21h17
O problema é que hoje politizaram tudo e pregam inverdades sobre algumas dessas origens. Como criado mudo.
16/10/2022 13h10
Não, sou ignorante.
16/10/2022 13h15
Nesse ritmo vamos todos ficar mudos.
16/10/2022 13h47
Sou uma enciclopédia ambulante.
16/10/2022 13h11
Eu originei todas elas.
anônimo
16/10/2022 13h41
fonte????
16/10/2022 13h58
Muito interessante esse assunto. Conhecer a história do nosso País é necessário.
anônimo
16/10/2022 14h06
"Nem a pau" no sentido de não querer comer?
16/10/2022 20h38
Primeira vez que leio a respeito (O_o)
anônimo
17/10/2022 20h35
Nossa, não sabia disso.. muito interessante e triste ao mesmo tempo.
16/10/2022 13h11
Essa eu não conhecia, não. Mas é um assunto pelo qual tbm me interesso.
anônimo
24/10/2022 20h25
Cão do segundo livro, amo essa expressão mas não sou um idoso nordestino então ninguém em São Paulo entenderia, é sobre um demonio que aparece em um conto, segundo de uma série. A expressão serve pra descrever algo horrível ou muito bom. O mesmo que "foda" praticamente
02/12/2022 14h45
não conheço
11/01/2023 21h39
Não conheço.
anônimo
11/01/2023 21h50
"vixe e "oxe" surgiram de "Virgem Maria"

Tanto que até hj falam "vixe maria"

"oxente" é a contração da expressão "oxe gente"

"criado-mudo" era o nome de um escravo que ficava do lado da cama do senhor observando ele dormir, caso o senhor se acordasse e pedisse algo ele teria de ir urgente buscar. A sua língua era cortada caso ele falasse algo, daí veio o nome "criado-mudo"

"hamburger" era o nome, em inglês, de algo vindo de Hamburgo

Isopor é uma marca que vende um tipo de plástico que se expande no calor. Acabamos chamando esse plástico de Isopor, mesmo que sendo comercializado por outra marca.

Cotonettes é uma marca registrada da Jonhssons e Jonhssons. Na verdade o nome do produto é "hastes flexíveis"

Durex era um nome de uma marca muito famosa de fita adesiva. (O engraçado é que a marca Durex em Portugal vende preservativos kkkkk @cherrygirl)

Xerox é uma marca consolidada de produtos eletrônicos (gabinetes, pcs, monitores e etc...). Mas seus produtos de maior sucesso são as impressoras e copiadoras (que inclusive, foi invenção dela)
anônimo
11/01/2023 22h07
não
elas respondem
anônima
17/10/2022 23h56
Não sei de nada.
anônima
16/10/2022 13h11
Nossa.
anônima
22/10/2022 21h26
Em Portugal usamos uma expressão "a dar com um pau".

Supostamente tem duas supostas origens (que não são realmente conformadas) sendo uma relacionada com barcos q transportavam negros.
11/01/2023 14h08
Veio de algum brasileiro.
11/01/2023 22h03
Conheço a expressão "criado mudo", o que se tornou popular por causa do móvel ao lado da cama. Parece uma expresso ingênua, mas na verdade não é.
Os senhores de engenho ao estar em seus aposentos, tinham um escravo ao lado da cama e eles não podiam falar nada.