eles respondem
Eu não sei o que ocorre em terreiros, mas pra mim são sempre ou encenações ou distúrbio mental mesmo.
"E como sabem coisas das outras pessoas que não teriam como saberem???"
No geral, essas adivinhações, são como as técnicas que usam em signos. Informações generalistas, ou algo bem superficial, que tem uma chance enorme de toda pessoa se identificar.
Ou também pode ser como aqueles videntes que fazem 1 milhão de previsões no ano e quando acertam uma o povo fica impressionado (uma hora vai acertar).
Eu tava ontem conversando sobre algo parecido, mas era sobre possessão. Quando uma pessoa é possuída e fala "frases estranhas" é uma dialeto comum do "diabo" ou são só palavras estranhas, aleatórias mesmo? É uma dúvida real. Porque caso seja um dialeto, um esquizofrênico crente pode pensar que está possuído e dirá essas palavras que aprendeu no culto (assistindo exorcismos, sei lá, eu não sei como funciona). Agora, um ateu esquizofrênico que não tem esse conhecimento também falaria esse dialeto? Se ele nunca ouviu antes na vida? Creio que não.
Tem outra coisa também. Quando você assiste um filme de terror os seus sentidos ficam mais apurados, pois durante o filme seu corpo fica no modo de "luta ou fuga". Assim, você fica naturalmente mais sensível para perceber coisas. Ou seja, você vai escutar mais barulhos estranhos. Mas esse estranho não necessariamente é algo sobrenatural. Pode ser apenas um barulho que você não escutaria normalmente, pois seu corpo estaria no automático (quem já meditou sabe muito bem do que estou falando. Nosso corpo e sentidos ficam extremamente mais sensíveis).
Enfim, estou dizendo isso porque esses ambientes também possuem um aspecto sobrenatural, acho que é o que o espírita chama de "energia" (de novo, posso estar falando besteira, pois não entendo quase nada sobre as religiões), e essa tal energia deixa todo o local mais sensível a perceber coisas que não estão ali.
Quando o cristão diz que precisa crer para depois ver/sentir, é
enchem a cara de cachaça e depois inventam que estão sendo incorporados
Não existe apenas um tipo de ateu...
Eu tenho a teoria de que aquela figura caricata que você vê por aí pregando a não-existência de Deus(eses) é, na realidade, a minoria dos ateus no mundo.
Acho que a maioria dos ateus é alguém que alcançou um nível de discernimento o suficiente para respeitar as crenças alheias, desde que elas não te encham o saco.
No meu caso, não tenho a mínima curiosidade em saber o que acontece lá, desde que não perturbem o meu sono de madrugada, ou algo parecido.
Percepção é realidade. Lembre-se que Jim Jones convenceu quase mil pessoas a se matarem. Uma mistura de efeito manada com loucura, sim. Quanto maior o bando mais fácil é a manipulação.
Não digo que são loucos, inclusive acho a loucura um assunto muito complexo. Só acho que elas acreditam demais em algo e acabam sentindo como se fosse algo real, até " veem" coisas. Com bastante crença e num ambiente com pessoas cantando e etc, até mesmo uma pessoa "normal" pode "ver entidades" mas pra mim é tudo fruto da imaginação e muita crença e vontade de acreditar.
Qaunto a saber de coisas da vida de alguém, tem muito charlatão nisso, já pesquisei sobre isso, msm assim muita gente insiste que conhece uma história específica de alguém que teve um sonho ou falou sobre algo da vida de alguém que não tinha como ela saber e por aí vai, histórias de crianças que falaram sobre a morte de um parente de quando a criança nem era nascida e etc... o mundo é enorme, bilhões de pessoas, famílias e etc, histórias de todo tipo vão surgir. Eu me guio pela lógica, e a lógica me mostra que não faz sentido a existência de deuses poderosos, justos e etc, sendo que o mundo é do jeito que ele é, e sim, já ouvi milhares de explicações de religiosos tentando explicar o pq essas coisas existem e essas aplicações são bem vazias.
Vejo as religiões como controle de massa, é mais fácil vc estabelecer costumes numa sociedade se vc disser que os deuses dizem que as pessoas têm que ter determinado comportamento ao sofrerão as consequências quando morrerem, é mais fácil acreditar num paraíso após a morte pra suportar com mais facilidade os sofrimentos da vida, é mais fácil acreditar que um dia as pessoas que amamos e morreram irão mais uma vez estar ao nosso lado e etc, é mais fácil se apegar nessas ilusões do que usar a lógica e aceitar que simplesmente vamos morrer e acabou.
Como ateu, a única parte das religiões que me interessa, é a histórica de cada uma delas.
Até parece que sensatez só vem dos ateus.
Os únicos relatos que a maioria conhece é de pessoas praticando magia negra com foco em prejudicar os outros. Se existe uma parte que não foca nisso então divulguem.
Vou só deixar seguindo. Fiquei curioso.
Ateus são burros na verdade
Acho que eles pensam que estão mentindo e encenando pra arrancar dinheiro dos "idiotas".
Paganismo, depravação, heresia
São médiuns, é um dom que a pessoa já nasce destinada a ter. Inclusive eu tenho uma prima que é Mãe de Santo e que incorpora desde os 7 anos.
Elas sintonizam com uma energia dentro delas que dizem ser entidades.
Você é o que acredita. Aquelas pessoas acreditam estarem possuídas e começam a se comportar como se estivessem.
Eu, como ateu, poderia até tentar participar de um ritual assim, mas eu não sentiria nada, justamente porque eu não acredito.
Sou Ateu , eu acho q deve ser um tipo de compulsão com forme o ritmo da canção ou palavras chaves são ditas. Comportamento normal ao meu ver.
Delírios e fingimentos, abomino essas coisas.
elas respondem
Meu irmão que é cristão diz que é espíritos mas tem algo por detrás disso que não vem de Deus pois os únicos espíritos que se manifestam nestes casos, e não pelo “poder” humano, é o dos espíritos imundos, de satanás, dos demônios eles se aproveitam da disposição humana de querer falar com os mortos.
Eu acho meio tenebroso n teria coragem de ir até um
É tudo uma construção histórica, social e pessoal. Uma histeria, um êxtase artificial. Mas admiro a fé de alguns.
Autossugestão.
E isso não é exclusividade dos terreiros, em igrejas evangélicas e até na igreja católica isso ocorre. A mente sob alguma influência externa produz fenômenos.
Padre (Oscar González).Quevedo foi um parapsicólogo e grande estudioso do assunto.
Já achei que eu pudesse ser ateu mas acredito em magias e tudo mais então descobri que acredito em uma força maior mas não exatamente o que é kk
Mas seus irmão já viram vc incorporada?
talvez se eles ver passem a acreditar
Sexo com animais, canibalismo e sacrifícios.