Gente hipócrita e enrustida.
Hoje no terreiro me irritaram. Eu comentei algo sobre os católicos serem bem flexíveis em algumas coisas e duas mulheres que frequentam lá comentaram que eram católicas.
Católicas no terreiro? Em toda gira estão lá. Não, não são.
Eu sei que isso é irrelevante em minha vida e não sou fiscal de fé alheia, mas me incomoda o fato das pessoas de religiões de matriz africana se esconderem e se rotularem de outra religião.
Quando mais se escondem, menos se impõem e mais preconceito iremos sofrer.
Vocês entendem minha linha de raciocínio?

elas perguntam
24 16
eles respondem
anônimo
24/10/2022 00h23
O que vc não sabe é que católico é um povo infiel, vai na Universal, vai em mesa branca, vai em terreiro e se bobear vai até na esquina fazer macumba.
24/10/2022 21h21
Entendo seu pensamento, mas não concordo @Guigui_
A maioria dos católicos não são praticantes. Vão em qualquer templo que chamarem eles pra ir. O catolicismo é onde mais se vê o sincretismo religioso. Normal ter católicos no terreiro.
anônimo
24/10/2022 00h06
Entendo sim. É complicado mesmo isso acontecer. As minorias tem que se mostrar e não se esconder nas cortinas do padrozinsmo.
anônimo
24/10/2022 20h24
Em partes..,pois no entanto,as religiões de matrizes africana sempre tiveram essa característica aqui no Brasil..,
Até mesmo pelo fato de muitas dessas religiões terem abraçado muitos santos católicos com elas..
Mas..,sla a mim não me parece que isso estimula uma Graaaande opressão não!, até porque isso não foi algo forçado ou de camuflagem proposital para esconder o que você de fato acredita do resto do mundo, à verdade é que esse tipo de micsigenalização religiosa aconteceu de uma maneira muito espontânea aqui no Brasil.,
e é isso que definiu um elo na população brasileira como um povo mestiço e variável para compreender e respeitar todas as religiões.

Kk,quer dizer..,definia.,pq hj hihi!,eeehhh kk!,vai tudo acabar em Guerra Civil mesmo kk!, à começar pela nossa boa e velha guerra dos sexos kskskssk.
anônimo
24/10/2022 21h42
Religião é tudo a mesma coisa.
anônimo
24/10/2022 21h58
Fazem isso para se desvincular, se passando por uma visão mais ocidental, ou seja, para serem bem vistas na sociedade.

Lembre-se que a umbanda diferente de o candomblé é uma religião cristã, mas não justifica do motivo de elas disseram ser católicas, sendo que as mesmas estavam dentro do axé.
23/10/2022 22h50
Espere aí,voce está irritada apenas com o fato de que elas eram catolicas frequentando um terreiro,é isso?
Elas não fizeram nada,não foram lá pra dizer que a religião delas é melhor,não insultaram ninguem,nada?
Então por que isso te irritou?
anônimo
24/10/2022 00h14
Chuta que é macumba.
Seja uma boa pessoa e oriente elas a irem para uma igreja. Elas não merecem estar no terreiro, não é mesmo? É ignorância.
23/10/2022 22h47
A igreja católica queimava as mulheres
Não sei como seguem uma região manchada de sangue
anônimo
23/10/2022 22h51
Desde quando uma [OLHA O MACAAAAAAAAAACO] sabe raciocinar?
anônimo
24/10/2022 20h12
Na verdade conheço uma católica que vai em terreiros tbm, junto com a filha que é exclusivamente umbandista. Chamam essas pessoas de espiritualistas, e dizem que 44% dos brasileiros é assim, pratica outros ritos reconhece outras figuras que não o da sua religião principal, mas isso é bom pra ti, a integração religiosa vai gerar menos preconceito sobre as heranças africanas, pois essas católicas podem desmitificar certos estereótipos e construtos sociais sobre sua religião aos olhos dos outros. Mas compreendo seu orgulho e deve seguir o tento mas para defender sua religião e não ser chauvinista, seja inclusiva para não ser como eles que uma vez lhe importunaram
anônimo
24/10/2022 23h12
Vc é galinha por acaso? Fica em ferreiro
23/10/2022 22h44
Entendo sim sua linha de raciocínio.
24/10/2022 22h08
Isso que dá frequentar essas merdas.
24/10/2022 21h55
Eu entendi
anônimo
24/10/2022 00h17
Que tal tentar olhar pela ótica dessa pessoa? Já parou para pensar que talvez 90% da família dessa pessoa seja cristã ( católica ), já parou para pensar que essa pessoa tenha medo de falar que frequenta terreiro e sofrer retaliação ? São tantos motivos para alguém esconder uma coisa que só quem esconde sabe...

Não estou te julgando, apenas oferecendo uma oportunidade de refletir, nem sempre o outro ser humano é aquela coisa maldosa que imaginamos.
23/10/2022 22h55
Acho que vc deve evitar de fazer com elas o que provavelmente fazem com umbandistas: rotular
Tá julgando como os outros julgam
Cagar regra é sempre brega e fora de moda
Se elas ainda não se assumem por completo, acredito que isso seja de foro íntimo
anônimo
24/10/2022 21h19
Depois os macumbeiros reclamam de intolerância religiosa, vai entender. Mata elas e deixa na encruzilhada com pipopa para apodrecer como fazem com galinhas e outros animais .
anônimo
24/10/2022 21h02
Não entendi
24/10/2022 00h04
São hereges, não são cristãs de verdade. São pagãs imundas, lobos disfarçados de ovelhas
24/10/2022 00h14
Vc tem que... Enterra essa gente catacumba-los
elas respondem
anônima
23/10/2022 22h52
Pelo título, achei que fossesse falar dos apoiadores do Bolsonaro.
anônima
24/10/2022 00h17
Não sei se entendi muito bem qual é a sua revolta.
Católico não pode frequentar terreiro? Pq não?
Deixa as pessoas frequentarem terreiro, igreja, templo budista e etc, independentemente do que elas acreditam. Se não houver desrespeito, não vejo problema. Às vezes a pessoa só tem curiosidade em conhecer o ambiente ou gosta do ambiente sem necessariamente crer 100% na religião.
anônima
24/10/2022 00h12
Algumas pessoas vivem um desespero espiritual tão grande que atiram para todos os lados. Na tentativa de conseguirem mudar algo que as incomoda em suas vidas, pedem a Deus, mas se Deus não dá ou demora muito, recorre a outras coisas.
Sem contar que é normal sermos batizados na igreja católica com meses de vida, e o certificado de batismo acaba fazendo as pessoas se declararem católicas não praticantes, quando não seguem a doutrina à risca.
anônima
24/10/2022 00h21
Essa do terreiro parece mais preconceito teu que realmente hipocrisia dela.
Se o terreiro for só um local.

Mesmo que não seja propriamente de católicos, nunca se sabe do porquê de elas lá estarem etc.
anônima
23/10/2022 22h51
eu entendo o que quis dizer, mas acho que as coisas não precisam ser 8 ou 80. Digo que depende, converse com elas e dê uma chance, quem sabe elas estao acompanhando uma pessoa ou conhecendo mais da religião
anônima
24/10/2022 23h11
Na boa, cuida da sua vida. Deixa elas lá, no cantinho delas. Ignora elas.
Mas se é uma coisa que te incomoda muito, procure outro terreiro e seja feliz. Deixa as tias de boa, elas não estão fazendo mal nenhum.
24/10/2022 00h01
Entendo e não tenho condições de opinar
24/10/2022 22h07
A maioria diz que é católico mas só vai na igreja em missa de sétimo dia, Páscoa e natal
até pq aí tem imagens que tem na católica também
anônima
23/10/2022 23h44
E tem muitas mesmo eu estava numa novena na casa de uma conhecida e lá tinha uma senhora que frequenta terreiros, e ninguém ali no meio falava contra mas assim sempre achei estranho pra mim ou é de uma religião ou e de outra.
anônima
23/10/2022 22h45
Ninguém liga pra sua vidinha mediocre
anônima
23/10/2022 23h01
Também não, malditos esquerdistas!
anônima
24/10/2022 21h54
Reclame também dos Bostaminions crentalhas de Taubaté que chamam pejorativamente os umbandistas de macumbeiros feiticeiros
24/10/2022 23h13
também não
anônima
24/10/2022 22h42
Mulher eu entendo você perfeitamente tem uma pessoa aqui do meu convívio que se diz super devota da virgem maria mas sempre que tem alguém no caminho dela ela faz magia negra para acabar com a vida da pessoa...
anônima
23/10/2022 22h49
Por isso não tenho religião, religião e espaço religioso é só dor de cabeça