eles respondem
Tenta procurar pessoas com os mesmos interesses que vc. Quando o assunto é do nosso interesse, a timidez vai embora.
Eu tbm sou assim,simplesmente aceitei isso como um traço de personalidade.
Eu até poderia tentar mudar,mas o único jeito seria eu me expondo a situações sociais desse tipo,e seria muito desgastante para mim.
Encontrar gostos em comum ou assuntos que ambos curtem conversar, já seria uma boa ideia.
Também tenho essa dificuldade, sempre fiquei de lado nas rodinhas, me sentia desconfortável, como se tivesse ali por obrigação, chegava em casa mentalmente esgotado.
Não tenho como te ajudar, já que sofro do mesmo problema, o que posso dizer é que tente não aceitar isso como algo normal, somos seres sociáveis, se permitir conhecer pessoas novas e trocar experiências em diversos tipos de ambiente é muito bom e saudável
Seu estilo é mais íntimo, acho.
A forma mais eficaz é você perceber os gatilhos que te fazem sabotar, aprender a perceber essa sabotagem no momento que está fazendo e colocar a cara mesmo, falar, puxar assunto, mesmo que vc fique com vergonha, a sinceridade pode ser um alívio, fale o que está sentindo com as pessoas, muitas vezes a sabotagem é algo que vem de dentro e não representa a realidade, as pessoas podem estar querendo puxar assunto com você, mas ao ver o seu jeito ou expressão podem se afastar pensando que você não quer papo.
Se você mudar seu nome de Prika para Pika vc será mais extrovertida.
A verdade é que é questão de costume e vontade, caso você se empenhe funciona, esteja em um grupo de pessoa próxima e siga tentando, vc pode seguir com uma pontinha de incomodo mas vai se adaptar
Não tente forçar o que não existe. Se você não se sente confortável num grupo de pessoas estranhas, seu lugar não é lá.
Se as conversas não batem com o que você acredita, não tem porque ficar numa lugar assim. Essa sua suposta sabotagem que acontece com você está é ti livrando de muita coisa desnecessária talvez.