Os dois são ótimos, mas eu diria que para quem busca mais personalização e variedade de funções, android vence, porém, a estabilidade do iOS é relativamente superior, principalmente se comparado a celulares de baixo custo. Não porque o sistema em si seja melhor, mas porque a Apple é detentora tanto dos aparelhos iPhones quanto dos sistemas iOS, ou seja, o sistema é melhor otimizado para o produto que irá recebe-lo. A Apple já desenvolve os seus sistemas diretamente para os seus celulares, o que garante melhor estabilidade.
O problema do Android é que é feito pelo Google e distribuído para várias empresas diferentes, em celulares com hardwares muito diferentes, perdendo aquela otimização da Apple.
Outro problema é que o android é executado, muitas vezes, em aparelhos mal produzidos e tecnicamente incompatíveis. Grande parte dessa culpa é do Google que não estipula requisitos mais rígidos às fabricantes para instalar seu SO, fazendo com que as marcas criem celulares de baixíssimo custo com pouco processamento executando um SO mais poderoso, gerando mais travamentos e lentidão.
Em geral, um iPhone nunca perde para um celular com android por causa desses detalhezinhos que eu expliquei, no máximo, pode terminar empatado, mas ser melhor é complicado. A não ser que você compare um iPhone antigo com um Android mais recente, ai sim dependendo do conjunto, vai perder para o Android, mas no pau a pau, sendo ambos da mesma geração, é difícil bater na apple.