Óbvio que não existe, até porque para existir precisaria que a palavra “racismo” significasse a discriminação contra uma ou algumas raças/cores, mas não, a palavra engloba a discriminação contra todas as raças/cores.
O q seria um racismo reverso?
Exemplo:
Se uma pessoa me chamar de preto se configura racismo.
Se eu chamar aquela pessoa de branquela nao se configura racismo.
Vc pode tentar dizer que ontologicamente o racismo reverso inexista ( direito seu ).
Entretanto, em outra mão ocorre o seguinte:
Ao vc exigir q concordem q inexista, vc está negando o direito da pessoa sentir o desconforto q já sentiu.
( não existe racismo contra brancos!!! Vc não tem direito de se sentir discriminado!! ).
As pessoas sentem o q elas sentem, baseado em seu emocional e é no mínimo invasivo, vc dizer q o q sentiram é nulo pq determinado conceito "não existe".
não pq a palavra reverso deixa a coisa toda incongruente, racismo é racismo, significa preconceito baseado na cor da pele e ponto, engloba tudo e todos
Você está correta, mas só um adendo: Racismo é racismo e não só os negros são vítimas dele, outras etnias também são. Um exemplo clássico é o antissemitismo.
Pois eu acho que existe. Não só racismo, todo preconceito existe o reverso.
O preconceito "normal" é aquele que alguem se posiciona CONTRA uma pessoa apenas por ela pertencer a um determinado grupo.
Por exemplo: racismo a pessoa é contra apenas pela outra pessoa ser preta, homofobia a pessoa é contra apenas pela outra pessoa ser gay, etc
O preconceito "reverso" seria o contrario do preconceito "nornal", quando alguem se posiciona A FAVOR de alguem apenas por ela pertencer a um determinado grupo.
Por exemplo: quando uma travesti comete um crime hediondo e um monte de gente sai em defesa só porque é lgbt. Como foi o caso daquela tal de Veronica Bolina. Se um hetero tivesse feito a mesma coisa as pessoas estariam pedindo a cabeça dele, mas como foi uma travesti então esta tudo bem. Isso é preconceito reverso!