Por exemplo ajudar a mãe ou pai lavando louça, varrendo, passando pano...
Eu acho que não. Somente a partir dos 14. Infância é um momento para curtir e brincar.
Da mesma forma que acho um absurdo irmão mais velho ter que cuidar do mais novo.
Os pais têm muitas tarefas ao longo do dia, sim eles têm, mas ter filhos é uma escolha e não acho certo crianças fazerem tarefas assim.
Vocês concordam ou discordam?
(Claro que guardar os brinquedos e arrumar sua própria bagunça após brincarem deve ser ensinado logo cedo).

elas perguntam
16 7
eles respondem
anônimo
22/11/2022 23h27
Acompanhando os pais não vejo problemas, igual tem umas que ficam do lado fingindo que estão ajudando. Fazer criança de empregado não, mas sabemos que isso é bem comum por aí, especialmente com meninas.
22/11/2022 23h49
Por isso que hoje há um bando de adultos infantilizados e demasiado nostálgicos. Acham que a vida se resume a felicidade e todo o resto é chato, triste, buá.

Criança não é bebê. Nessa fase sim só tem que comer e dormir. O dever dos pais é cuidar e principalmente preparar os filhos para a vida. Responsabilidade, educação, respeito, direitos e deveres. Não é a escola que vai ensinar tudo isso.

Lá em casa era assim. Quer sair, ir ao cinema, dormir na casa dos aniguinhos, ganhar um presente? Quarto arrumado, carro lavado, notas boas, tarefas feitas, sem brigas. Cuidar dos irmãos mais novos, dos animais de estimação.

Existem muitas crianças preguiçosas, burras e sedentárias porque os pais são exatamente assim. Mais fácil dar o celular que ir brincar junto lá fora. Mais fácil deixar na frente da tv e ir dormir.
22/11/2022 23h46
Discordo,porque não é sacanagem dos pais por os filhos pra limpar a casa,isso ensina muitas coisas,carater,valor as coisas que tem, independência...
Cuidar dos mais novos também é a mesma coisa
anônimo
22/11/2022 23h25
Tem que treinar as meninas a fazerem tarefas domésticas, se não cresce e fica preguiçosa.
22/11/2022 23h51
Com certeza tem que ajudar em casa, isso ensina responsabilidade e cria alguém que sabe se virar.
23/11/2022 10h21
Com limites, devem sim, molda o caráter além de ser educativo
23/11/2022 10h19
Com certeza.
23/11/2022 00h40
Certamente que sim, e de preferência começando por volta dos 7 anos, ajudando com coisas pequenas e com o passar dos anos evoluindo gradativamente para coisas mais complexas, isso ensina a criança como ela deve gerenciar o tempo e ter a consciência do momento certo de brincar, estudar, e fazer as tarefas domésticas, e cria também um sentimento de altruísmo e responsabilidade.
23/11/2022 00h25
Eu acho que não tem problema, desde que não submeta a criança a um serviço braçal muito pesado.
Acho interessante ela começar a ter contato com os serviços domésticos mas começando com contribuições leves, como as que você citou de arrumar os brinquedos, também acho que arrumar a própria cama quando levanta de manhã já é algo simples e rápido que não prejudica em nada na questão do que é próprio da infância. Sempre submeter a tarefas simples: segurar a pá quando está varrendo, ajudar levando o lixo, ajudar a guardar a louça, sempre coisas simples que não sejam braçais. O que seria impróprio é colocar para varrer a casa toda, lavar o quintal, o banheiro, cozinhar, lavar e estender a roupa, passar roupa, esse tipo de coisa sim deveria ser ensinado para quando estiver maior. E acrescento que deveria ser ensinado para ambos os sexos. Trabalho doméstico não é coisa exclusiva de mulher, é dever de quem mora na casa, e por isso é importante incluir os pequenos como participantes também dessa parte da rotina da casa.
23/11/2022 00h14
Escravizadas.
22/11/2022 23h25
Como diria o Sr. Richfield (partindo dos 00:52):
anônimo
22/11/2022 23h33
Sim, se tem força pra segurar uma vassoura, já pode ajudar em casa, assim como também pode ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. Graças a minha irmã que cuidou de mim quando éramos pequenos, minha mãe conseguiu trabalhar e cuidar da casa. Só concordo com o que está entre parênteses.
anônimo
22/11/2022 23h49
Sim, inclusive devem largar os estudos para trabalhar e ajudar em casa.
anônimo
22/11/2022 23h30
Com certeza, ninguém merece criar um vagabundo ou uma vagabunda que fica o dia todo largada no sofá que não faz porra nenhuma, só vive no celular fofocando e reclamando como a vida é injusta e nem lava a porra do prato
22/11/2022 23h30
Eu me baseio no q presenciei .
Ex.
Na minha casa, nos já ajudavamos na tarefas domésticas desde cedo. ( 08 ou 09 ).
No q a idade avançava, as obrigações aumentavam .
Varrer, arrumar cama, estender roupa, lavar louça, cortar a grama etc etc ( tanto homens quanto mulheres).

Todos concluímos os estudos então não influiu.
Todos brincamos bastante.. então não influiu.

Opostamente minhas duas irmãs casaram com homens bosta.
No sentido de q não saber trocar um chuveiro, ou consertar uma torneira pingando, acham q fazer tarefas domésticas é "favor" a esposa ... etc etc .

Estes as mães e pais nunca fizeram trabalhar em casa kkkkk
anônimo
22/11/2022 23h35
Sim, todo trabalho possível...

elas respondem
anônima
22/11/2022 23h56
Eu acredito que sim, eu sempre fazia as crianças guardarem os brinquedos ou catarem as folhas das árvores no parque, fazia de maneira lúdica, sempre tive ajudantes do dia.

Se eu tiver filhos, eu irei incentivá-los a ajudar nas tarefas de casa, é bom crianças terem pequenas responsabilidades, sem distinções de gêneros.
anônima
22/11/2022 23h28
Sim, faço isso desde meus 9 anos. Eu não fazia coisas pesadas, mas ia ajudando guardando pratos, dobrando roupas, varrendo o quintal... não gastava muito do meu tempo.
anônima
23/11/2022 10h20
Sim eu com 11 já fazia tudo em casa
22/11/2022 23h57
Tem o dever de ajudar
anônima
22/11/2022 23h42
Eu acho que devem ajudar, sim. É na infância que os hábitos e a disciplina são construídos, a criança deve aprender desde cedo a ter responsabilidade e higiene com com os próprios pertences e com o próprio ambiente. Assim, crescem sabendo a importância desses hábitos. No futuro não será preciso ensinar nada, nem obrigar a fazer o básico para se ter uma casa organizada e limpa, o mesmo acontece com a higiene pessoal.
anônima
22/11/2022 23h36
Tem que ensinar sim, tem que fazer algumas coisas sim, isso ajuda a desenvolver a disciplina, responsabilidade e recompensa. Eu vou ensinar desde criança que aquele que mais trabalha, mais evoluí é também o que ganha mais. Vivemos em um capitalismo desumano e ensinar eles a serem moles vai levá-los ao fim do poço, ou a tentarem viver o resto da vida nas costas de outros.
anônima
22/11/2022 23h35
Com 7, 9 anos já pode varrer a casa
Lavar um copo, um prato
fazer não por obrigação
Mas pra aprender mesmo
É bom a mãe ensinar
Tipo tira 1 h na semana pra aprender fazer tal coisa